Crianças do 5º ano assistem palestra do programa Bombeiro Educador e são surpreendidas com carro da corporação

Os alunos que estudam no 5º ano da EMEB Alceu Anzelotti foram surpreendidos e tiveram uma manhã bem diferente do comum nesta última quarta-feira (16), quando receberam a visita de uma das integrantes do Corpo de Bombeiros, que deu uma palestra na unidade ressaltando diversos cuidados, dicas e alertas para situações do dia a dia, por meio do programa Bombeiro Educador. Veja como foi a atividade

A responsável por fazer o bate-papo com os alunos foi a soldada Rafaela, que conduziu o encontro comentando sobre situações de trotes que são feitos e atrapalham a rotina dos Bombeiros, cuidados na cozinha, por exemplo com vazamento de gás e os perigos de brincar com pipas em laje ou barrancos.

Além desses pontos, a profissional abordou os riscos com enchentes, desmoronamentos e principalmente alertou as crianças sobre a proibição de utilizar a represa Paiva Castro como forma de lazer, entrando na água. Segundo a soldada, só no ano passado foram realizados cerca de dez resgates com vítimas fatais que nadavam no local, não sendo aconselhável o uso da represa para banho.

Outra situação abordada durante o encontro com os pequenos foi sobre soltar balões. A soldada lembrou que é proibido esse ato e da situação que aconteceu no último ano, quando um balão caiu dentro do Juquery e causou um incêndio de grandes proporções na mata. “Ficamos a semana toda tentando apagar aquele fogo. Trabalhei 12h seguidas e as chamas eram enormes”, contou.

Rafaela ainda afirmou que as maiores ocorrências recebidas no município são em situações de atropelamento. Ela aproveitou para pedir que as crianças fiquem atentas principalmente quando vão atravessar a rua, sempre olhando para os dois lados.

Logo após a palestra, os alunos da unidade escolar ouviram o barulho da sirene, ficaram imediatamente ansiosos com brilho nos olhos e foram para a área externa da unidade. Em poucos minutos eles se depararam com o caminhão do Corpo de Bombeiros dentro da escola, o que garantiu a alegria extrema da criançada.

Um dos integrantes da corporação recebeu as crianças e permitiu que elas sentassem no banco do caminhão, apertassem os botões que acionavam a sirene e também experimentaram coletes, sentindo-se como verdadeiros bombeiros.

Bombeiro Educador

Além da EMEB Alceu Anzelotti, o projeto do Corpo de Bombeiros vai visitar outras doze unidades da rede municipal até o final de novembro deste ano. Em Franco da Rocha, ao todo serão 50 turmas do 5º ano que receberão as instruções dos membros da corporação.

A atividade tem o objetivo de contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando valores como referência: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. O encontro com as crianças também tem compromisso com as ações básicas de saúde, socorro e inserção dos jovens no mundo globalizado de forma consciente.

Veja abaixo as EMEBs que vão receber o programa

– EMEB Alceu Anzelotti
– EMEB Arnaldo Guassieri
– EMEB Dionysio Bovo