Chineses desembarcam em Franco da Rocha e treinam na pista de skate do parque

A famosa pista de skate de Franco da Rocha, localizada dentro do parque municipal Benedito Bueno de Morais, recebeu na última segunda-feira (21), a presença ilustre de cinco skatistas chineses, que desembarcaram no município com o objetivo de conhecer a pista do local, treinar e saber um pouco mais sobre essa modalidade que há anos faz sucesso no Brasil e tem sido novidade na China. Confira como foi o treinamento

A pista de Franco foi indicada por um dos membros da equipe técnica, como uma das melhores do estado para a prática do esporte.

Os chineses, que residem próximo a Xangai, ficarão por 25 dias no país e vão conhecer outras pistas, como por exemplo, a de um campeão mundial em Florianópolis, mas voltarão para Franco da Rocha em mais duas oportunidades antes de retornar à China, com a meta de aperfeiçoar cada manobra.

Um dos professores responsáveis por treinar a equipe chinesa, Thiago Garcia, que tem 28 anos na modalidade, é atleta profissional e juiz da Confederação Brasileira de Skate comentou sobre o trabalho que está acontecendo. “Estamos na pista de Franco da Rocha com um time de skatistas da China, para que eles conheçam mais, pois estão querendo uma vivência de skate, adquirir experiência, até pelo fato de ser uma modalidade nova no país deles”.

Thiago também falou sobre a escolha da pista. “Antes de tudo isso tiveram outras visitas em pistas há uns quatro meses atrás para ver quais eles queriam vir, treinar, e a de Franco foi uma das melhores, a que eles mais gostaram”.

O professor dos chineses explicou os motivos que tornam a pista de Franco uma das mais atualizadas para a prática do esporte. Segundo o profissional, ela tem um desenho moderno mais parecida com uma praça, não sendo iguais as pistas mais antigas. “Atualmente, o skate tenta reproduzir todas as coisas que procuramos na rua dentro de um espaço da pista. Aqui na de Franco você vê a reprodução de um banco de praça fazendo curva, sequência de dois bancos, cano reto, escada com corrimão, isso é o que o street skate procura nos dias de hoje”.

Outro professor, Damon Michellepis, que estava ensinando um dos alunos chineses no bowl, tem 30 anos na profissão e também comentou sobre a pista. “É muito bacana e escolhemos ela entre cinco a seis pistas do estado. É muito boa, tem bastante espaço, a área do street é muito legal, o Bowl foi muito bem-feito. Estou contente de poder ver essas pistas sendo construídas. Parabéns para a cidade e por ter essa pista”

A dedicação dos atletas fez parte da análise de Damon. “Apesar de o brasileiro ter um feeling para skate, os chineses também têm. Antes tinha a sensação de que eles seriam bem quadradinhos para a modalidade, mas não. Apenas de ser culturas diferentes, ela se encaixa no esporte. Ensinar eles é uma tarefa que não é tão fácil por questão da língua, mas no treinamento está bem bacana. A pista está colaborando e os alunos já estão evoluindo bastante”, finalizou.

A atenção dos skatistas que estão aprendendo mais da modalidade foi um dos destaques do treinamento que foi realizado no parque de Franco da Rocha até por volta das 17h de segunda-feira. A outra data de visita ao município ainda não foi definida.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)