Em junho, Franco da Rocha receberá o espetáculo “Gordofolia”

Trazer à tona uma reflexão sobre a falta de representatividade de pessoas que estão acima do peso em campanhas publicitárias, na TV e em outras mídias, além de debater os padrões estéticos estabelecidos pela sociedade. Essa é a proposta do espetáculo “Gordofolia”, que será apresentado no dia 9 de junho, às 19h, em frente à Casa de Cultura Marielle Franco e também no dia 23 do mesmo mês, no Centro Cultural, às 20h. As duas apresentações são gratuitas.

A peça, montada pelo grupo jundiaiense Gatos Gordos, investiga a carga excessiva de pressão estética em cima dos corpos e a própria relação da pessoa com sua estrutura física, a partir das perspectivas dos atores em cena.

O elenco é formado pelos atores André Farias, Lisete Pecoraro e Vivi Masolli. O grupo surgiu em 2017, para bater de frente com a falta da representatividade do gordo no teatro, pela necessidade de discutir os estereótipos e padrões de beleza disseminados pelo senso comum. No mesmo ano, eles foram contemplados pelo Edital nº 1/2017 do Programa de Ação Cultural (ProAC), que viabilizou a produção do espetáculo inédito.

Durante a montagem, os atores utilizam cenas cômicas como pano de fundo para revelar as melancolias e estigmas sociais vividos pelas pessoas gordas, assim como as pressões que os acompanham e transformam muitas vidas em desafios de autoaceitação e sofrimento.

A companhia busca também criar um espetáculo tão vivo e atual que seja capaz de tocar as mentes e corações das pessoas, por meio de boas doses de humor e realidade, convidando o espectador a pensar sobre essa realidade de uma forma leve, porém extremamente urgente.

Ao final da apresentação do dia 23 de junho, no Centro Cultural, os atores farão um bate-papo com o público, falando de suas experiências pessoais e debatendo as questões levantadas durante o espetáculo.

Anote na agenda:

Espetáculo “Gordofolia”

Data: 09/06 (sábado)
Local: Em frente à Casa de Cultura Marielle Franco
Endereço: Rua Dona Amália Sestini, 85 – Centro

Data: 23/06 (sábado)
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n – Centro

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Divulgação)