No mês de luta anti-tabaco, Franco ampliou atendimento a fumantes em cinco UBSs

A Prefeitura de Franco da Rocha por meio da Secretaria de Saúde, aumentou o atendimento no programa de combate ao tabagismo. Fumantes que querem acabar com o vício serão encaminhados aos grupos de apoio onde vão assistir palestras; serão submetidos ao uso de adesivos que contém nicotina; passarão por sessões com psicólogos, entre outros procedimentos. Sempre com acompanhamento de profissionais capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, o CRATOD do Governo do Estado de São Paulo.

Desde a capacitação de servidores municipais franco-rochenses ocorrida em meados de maio, outras quatro Unidades de Saúde, além da UBS do Centro, também dispõem do programa. São elas as unidades: Vila Bela, Parque Vitória, Vila Rosalina e Monte Verde. Os fumantes podem procurar ajuda em um desses locais ou, para encontrar tabagistas interessados em parar de fumar, a prefeitura utilizará os agentes de Saúde do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que visitam as casas para acompanhamento de frequentadores das UBSs.

Na ocasião da capacitação, a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Franco reuniu médicos, psicólogos e farmacêuticos que também passam a atuar nos grupos anti-tabaco nas novas unidades de atendimento (confira endereços ao final do texto).

Tabagismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é amplamente reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina e classificado no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas (Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças – CID-10/OMS 1997).

Devido a sua toxidade, o total de mortes decorrentes do tabagismo no mundo é, em números atuais, de cerca de 5 milhões ao ano. Mantida a expansão, as mortes causadas pelo uso do tabaco alcançarão 10 milhões/ano em 2.030. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em consequência do tabagismo (OMS, 2002).
Para tentar reverter essa situação, o Ministério da Saúde (MS) assumiu, por meio do Instituto Nacional de Câncer em 1989, o papel de organizar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Esse Programa tem como objetivo reduzir a predominância de fumantes em nosso país, e a consequente redução de mortes por doenças relacionadas ao tabaco.

As estratégias do MS são: prevenção da iniciação ao tabagismo, proteção da população contra a exposição ambiental à fumaça de tabaco, promoção e apoio à cessação de fumar e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. Para esse fim, o PNCT tem procurado atuar por meio de ações educativas, legislativas e econômicas em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Já o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco – 31 de Maio – foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.
Pelas estatísticas da OMS, o tabaco causa, preponderantemente, câncer de pulmão e garganta e traz outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos (fonte: Calendar Brasil)

Confira os endereços das 5 unidades básicas de Saúde de Franco da Rocha que aplicam tratamento antitabagismo:

UBS Centro: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro
UBS Parque Vitória: Rua Luiz Coutinho de Abreu, 551 – Parque Vitoria
UBS Vila Bela: Rua Grécia, s/n – Vila Bela
UBS Vila Rosalina: Rua José Nicodemo, 191 – Vila Rosalina
UBS Monte Verde: Estrada da Vargem Grande, 131 – Vila Palmares

(Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Júnior)