Sabesp realiza ação para comemorar o Dia do Meio Ambiente

A Sabesp, companhia de abastecimento de água do estado está realizando uma ação no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado na data de hoje, 5 de junho.

Os funcionários estão com um caminhão da empresa, orientando a população quanto ao uso racional da água, descarte correto de lixo, preservação dos rios e mananciais, além de prestarem atendimentos básicos como verificação de conta e emissão de segunda via.

Todos que passarem pelo parque estão recebendo kits com o material informativo da campanha que conta ainda com 4 restritores de vasão para combater o desperdício. As peças chegam a economizar até 20% de água nas torneiras em que forem instaladas.

Maria Cristina, assistente social e responsável pelo programa de participação comunitária da Sabesp, está no local com as estagiárias do atendimento ao público da empresa, falando aos visitantes sobre a importância de manter limpos os mananciais da região, oferecendo dicas de economia dos recursos naturais além de orientar a população sobre o uso do aplicativo da Sabesp.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado todo dia 5 de junho a data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) define todos os anos um tema relacionado às questões ambientais. O mote deste ano é a poluição causada por resíduos plásticos.

Os danos ocasionados pelo descarte de objetos de plástico tornou-se um dos grandes desafios da atualidade. Segundo a ONU, a cada ano a população mundial consome de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas, 1 milhão de garrafas plásticas são utilizadas a cada minuto e 13 milhões de toneladas desses resíduos são despejados nos oceanos. Até 2050, 99% das aves marinhas terão ingerido plástico. O lixo prejudica mais de 600 espécies marinhas, 15% delas em extinção.

É muito importante que a população se conscientize e faça a sua parte e priorize atitudes simples como evitar de talheres de plástico e canudinhos, manter uma caneca ou garrafa no local de trabalho para diminuir o uso do copo plástico e ao fazer compras, optar por sacolas de pano que duram mais e não poluem o meio ambiente.

(Texto e foto: Luana Nascimento)