Amanhã, 20 de junho, tem Dia Nacional do Desafio: Franco concorre com Guarenas, da Venezuela

Incentivar a prática de atividades físicas, estimular a adoção de habitos mais saudáveis para melhorar a qualidade de vida e promover a integração entre pessoas, cidades e países. Esses são os principais objetivos do Dia do Desafio, transformado este ano no país em Dia Nacional do Desafio. Na prática, o evento é uma campanha mundial de incentivo à atividade físico-esportiva marcada para toda última quarta-feira do mês de maio. No Brasil, devido à greve dos caminhoneiros, a data foi excepcionalmente alterada para 20 de junho. No mundo todo o evento já foi celebrado em 30 de maio.

Segundo a nova legislação federal, para 2018, as atividades físicas devem ser realizadas por no mínimo, quinze minutos, em empresas privadas, órgãos da administração pública, direta ou indireta, em estabelecimentos escolares, nos lares, nos espaços públicos e em quaisquer outros lugares que permitam o convívio saudável entre pessoas.

No mundo todo o evento passa, a partir de 2018, a ser trienal. Ou seja: entre 2018 e 2020, já foram sorteadas as cidades concorrentes. Franco da Rocha compete com a venezuelana Guarenas, que soma 209.987 habitantes. A realização de eventos específicos são de responsabilidade das prefeituras em parceria com instituições públicas e privadas e ainda contam com a participação de toda a sociedade.

Franco garantiu a parceria com escolas municipais e particulares, academias e o apoio das secretarias municipais de Saúde, Cultura e Fundo Social de Solidariedade.

Na programação do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, estão: ginástica às 8h30 e aula de Zumba às 19h. Participe!

Sugestão de Atividades
Caminhadas (Matinal, Noturna, Infantil, Idosos, etc..)
Aulas livres (Zumba, Funcional, Lutas)
Esportes Radicais (Skate, Slackline, Escalada)
Brincadeiras recreativas
Atividades Circenses
Pequenos Torneios (Basquete 3×3, Futebol de Rua, Mini Vôlei, etc..)
Atletismo.

Como surgiu o Dia do Desafio

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2017, o evento completou 23 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano. (fonte: www.joaquimdepaula.com.br).

Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Jr