Obra para canalização do córrego na rua Basílio Fazzi inicia e mudará visual do espaço

Os avanços em Franco da Rocha nos últimos anos são visíveis e o crescimento da cidade é visto nas obras de infraestrutura, como construção de terminais de ônibus, shopping, ginásios esportivos entre muitos outros equipamentos importantes para o município.

Com esse crescimento cada vez mais rápido, é necessário que o poder público pense em novas melhorias, principalmente para organizar o trânsito e deixar a cidade mais bonita.

É o que vai acontecer agora na Rua Basílio Fazzi, em frente ao Shopping Franco da Rocha. Pelo local passa um córrego e a prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação avaliou a necessidade de canalizá-lo.

A obra teve início na última terça-feira (10) com a chegada dos tubos para canalização e terá sequência nas próximas semanas.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Habitação, Eduardo Martins, após o fechamento do córrego o local contará com dois pontos de ônibus no canteiro central, 25 vagas de estacionamento para veículos e paisagismo, que trará mais verde ao novo espaço.

Além dessas melhorias, também será criado uma via de desaceleração para os veículos quem vêm do bairro sentido centro, e precisam fazer o retorno para o Shopping, em frente ao posto de combustível.

Martins falou sobre as mudanças para melhorar tanto o trafego de veículos como o visual de Franco da Rocha. “Essa obra revitaliza alguns locais do centro e já estamos fazendo isso desde o escadão que vai para o Jardim Cruzeiro até a nova rotatória criada próximo a rua João Rais”.

E o que acontece com o córrego?

O secretário de Infraestrutura e Habitação explicou que o canal em frente ao shopping onde antigamente passava o Ribeirão Eusébio foi fechado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) há aproximadamente três anos, quando foram concluídas as obras de combate às enchentes.

“Fecharam a entrada de água um pouco acima da Praça Dom Bosco. Uma vez que fecharam lá, esse canal já não tem função há três anos, tanto que está aquele vale seco. O que tem de água lá é de eventual chuva, água que cai na calha e fica represada porque não tem fluxo, mais as águas que vem das ruas”, afirmou o secretário.

Eduardo contou que no final do ano passado, a prefeitura foi autorizada pelo DAEE para fechar o trecho aberto em frente ao Shopping, uma vez que o córrego deixou de ter função. Agora, a função é de drenagem, para captar as águas pluviais.

Ainda em sua fala, o secretário lembrou dos problemas com pontos de alagamento em frente ao posto, que deve ser solucionado com essa obra. “Eventualmente, quando chove muito temos problema de drenagem naquele local, que já corrigimos isso com os chamados berços, em que tiramos calçada e jardim para que a água vinda do Jardim Cruzeiro possa entrar em um trecho do canal, bem onde é o ponto de alagamento. Sendo assim, uns 10 metros de canal ficará aberto para captar essa água que vem do bairro”.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)