Campanha contra gripe vai até 31 de julho e convoca gestantes que ainda não se vacinaram

A vacinação contra a gripe continua até o dia 31 de Julho em todas as UBSs de Franco da Rocha. Muitos dos grupos prioritários como idosos, professores e puérperas já procuraram as nossas unidades, porém o grupo de gestantes está devendo uma visitinha.

Em Franco, apenas 60% das gestantes se vacinaram. A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, afirma que é importante procurar a UBS mais próxima o quanto antes, para garantir a saúde tanto da mamãe quanto da criança.

Thais Rivera, gestora de Vigilância Epidemiológica, falou sobre os principais objetivos da vacinação na gestante. “Protege a mulher grávida livrando-a de doenças e complicações da gestação e o do feto, recém-nascido e/ou lactente, favorecendo-o anticorpos para que possa resistir à infecções, devido à baixa resistência do sistema imunológico”.

Além disso, a gestora garante que as equipes das UBSs estão capacitados na hora de vacinar o público que precisa procurar as salas de vacinação das unidades. “Os clínicos gerais, obstetras e enfermeiros estão habilitados para rever o estado de imunização e recomendar estratégias de vacinação para as gestantes não imunizadas ou com atraso vacinal”.

Entre as vacinas recomendadas para as gestantes estão as contra tétano, hepatite B e a influenza. Lembrando que a vacina de gripe pode ser aplicada em qualquer período da gravidez.

Thais aproveitou para fazer um alertas para as mamães. “A prevenção da gripe é importante devido à elevada taxa de complicações e mortalidade nas grávidas”.

Mais sobre a campanha

Desde o dia 23 de abril a campanha nacional de vacinação contra a Influenza acontece em todas as UBSs do município. No dia 12 de maio foi realizado o dia “D”, que contou com a presença de centenas de pessoas procurando as unidades de saúde.

A campanha estava prevista para o final de junho, porém foi prorrogada até 31 de julho para que uma maior parte do público-alvo seja imunizado.

Sobre o público

Além de idosos (a partir de 60 anos), serão vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Fique atento

O vírus da gripe é transmitido por meio de contato com as secreções das vias respiratórias. Sendo assim, uma pessoa contaminada, pode contaminar outra apenas ao tossir, falar ou espirrar.

Sobre os sintomas, são vários: febre, tosse ou dor na garganta, e pode ocorrer outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.
É uma doença perigosa que pode avançar para uma parte mais grave. Nessa fase, a pessoa pode ter falta de ar, febre por até três dias, além de dor muscular intensa e prostração. O grande perigo é que a gripe pode levar à morte.

A transmissão dos vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, e pode ocorrer outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração. Em alguns casos, a doença também pode levar à morte.

Mais informações

Todas as UBSs estão com vacinas disponíveis para você. Quer saber onde se vacinar? Clique aqui

Para saber mais sobre a campanha de Influenza, que acontece desde 23 de abril, e sobre a doença leia a matéria clicando aqui

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).