Saiba quem deve se vacinar contra o sarampo

Manchas vermelhas na pele que podem surgir primeiro no rosto, atrás das orelhas e, logo depois, se espalham por todo o corpo, febre acima de 38,5º C, tosse, coriza, entre outros como conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, são sintomas de uma doença que estava aparentemente desaparecida em nosso país, mas está de volta.

Sim, trata-se do Sarampo. Caso apresente algum desses sintomas, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Neste ano, um grande número de casos da doença começou a aparecer, principalmente na região norte do Brasil, com a entrada de imigrantes que portavam o vírus e, também, porque nos últimos três anos a população deixou de se vacinar, favorecendo assim o reaparecimento dos casos.

Por isso, é necessário que a população se proteja tomando a dose da vacina, principalmente quem ainda não tenha sido imunizado ao longo da vida.

Campanha

No próximo dia 4 de agosto o Ministério da Saúde lançará a campanha de vacinação contra essa doença e contra a poliomielite, para as crianças de um a quatro anos de idade, que vai até o dia 31 de agosto.

Os “dias D” de combate acontecerão no primeiro dia da campanha, 4, e também no dia 18. Em ambas as datas, as UBS estarão abertas nos sábados para receber as crianças das 8h às 17h.

Quem deve se vacinar contra sarampo?

– Crianças de um a quatro anos

– Adolescentes e adultos até 59 anos devem procurar a unidade para fazer a atualização da carteirinha de vacina e saber se estão em dia quanto a imunização.

Lembrando que profissionais de saúde, educação e turismo são grupos de risco e independente da idade devem ter a situação vacinal avaliada.

Quem não deve ser vacinado

– Casos suspeitos de sarampo
– Gestantes – devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
– Menores de 6 meses de idade
– Imunocomprometidos

Mais sobre o Sarampo

É uma doença de natureza viral, grave e transmitida pela fala, tosse e espirro. Infecciosa aguda, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade sendo extremamente contagiosa por essa facilidade de transmissão.

A única maneira de se proteger da doença é tomando a dose da vacina.

Ações

Desde a última semana, professores e outros profissionais da Secretaria da Educação, além dos profissionais de saúde estão sendo imunizados, uma vez que eles estão no grupo prioritário e tem maior facilidade de contato com a doença.

Lembrando que a vacina é voltada para pessoas que estão dentro do grupo de 1 a 59 anos. Sendo assim, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e atualizar a situação vacinal.

A gestora de Vigilância Epidemiológica, Thais Rivera, pede para que as pessoas se imunizem. “No período de 04 a 31 de agosto não deixe de levar os pequenos de um a quatro anos de idade para se vacinarem mesmo que estejam com a carteirinha em dia”.

(Texto: Ewerton Geniseli – Arte: Dalmir Junior)