Secretaria de Cultura abre inscrições para formação em práticas curatoriais

Nos dias 31 de julho e 1º de agosto a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha promoverá uma formação em práticas curatoriais. A iniciativa está inserida no conjunto de ações previstas no convênio de recuperação do Museu Osório César e receberá palestras de professores e pesquisadores especialistas em história da arte, museologia e artes plásticas.

Serão oferecidas 10 vagas e as inscrições podem ser feitas por meio do link.

A formação tem como objetivo promover um espaço de reflexão sobre as possíveis linhas de atuação do Museu e tem como público-alvo estudantes ou pessoas recém-formadas nas áreas de museologia, artes visuais, educação, história, gestão pública ou cultural.

O curso terá carga horária total de 16 horas e ocorrerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto, das 9h às 17h, na Casa de Cultura Marielle Franco.

O conteúdo programático do curso inclui, no primeiro dia, a apresentação dos trabalhos da pesquisadora Rosa Cristina Maria de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista (Unicamp), apresentando sua pesquisa sobre a trajetória intelectual de Osório César, seguida de um debate entre o grupo. Na mesma data, o museólogo Eurípedes Gomes da Cruz Jr. discorrerá sobre a musealização das coleções de arte em instituições psiquiátricas.

No segundo dia da formação, o curador Hélio Menezes conduzirá um debate sobre possibilidades curatoriais para o museu.

É importante ressaltar que caso o número de inscrições seja maior que o de vagas oferecidas, a Secretaria de Cultura selecionará os participantes de acordo com a formação e área de atuação informadas no momento da inscrição.

Sobre os palestrantes

Rosa Cristina Maria de Carvalho é graduada em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Artes e Doutora na área de História da Arte pela mesma universidade. Atualmente é pesquisadora visitante no Programa MASP-Pesquisa e desenvolve o projeto intitulado “As quatro faces de Albino Braz: inventário dos desenhos pintados mantidos no acervo do MASP”. Atua também em atividades de pesquisa nos seguintes temas: artes plásticas, história da arte (Arte Moderna Brasileira) e ensino de arte.

Eurípedes Gomes da Cruz Jr é graduado em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST (PPG-PMUS). Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAst. Museólogo do Museu Nacional de Belas Artes – IBRAM/MinC desde 2010, onde é responsável pela seção de esculturas. Trabalhou no Museu de Imagens do Inconsciente durante 30 anos.

Hélio Menezes: Mestre e doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo. É pesquisador do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS/USP) e Etno-História (USP). Atua como curador independente e tem desenvolvido reflexões sobre arte afro-brasileira, antropologia da imagem, museus, arte e ativismo em artigos e cursos. É também um dos curadores da exposição Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Tomie Othake, 2018).

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).