Com casa cheia, Centro Cultural recebe mais uma edição da Violada

Mais uma apresentação da Violada encheu os olhos do público presente no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Essa edição do evento contou com a participação especial do convidado Jackson Ricarte, que é compositor e instrumentista. Veja fotos

A apresentação foi aberta pelos membros da Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha, que mostraram os diversos sucessos desse, que é o um dos estilos de música brasileiro mais antigo, a música caipira. Essas músicas fizeram parte da vida dos pais, avós de muitas pessoas e são importantes para a cultura brasileira. A ideia do projeto Violada é exatamente essa, de ampliar para que mais pessoas conheçam a importância desse instrumento e do estilo musical.

Em meio a apresentação, houve uma pausa para que Gustavo Miranda da Silva tomasse a frente do palco, tendo sido convidado pelo regente e professor Fabio Miranda. O membro mais novo da orquestra, de apenas sete anos, mostrou para o público seu talento e a maestria ao tocar a viola. Logo depois, Fabio também fez sua apresentação solo e tocou outros grandes sucessos da música raiz.

Na sequência, o cantor convidado Jackson Ricarte subiu ao palco e deu um show de modão, mostrando o seu estilo de Viola Caipira, que foi destacado em sua fala. “Meu trabalho já tem uma linguagem mais regional, muito mais contemporânea”, afirmou.

Com mais de 10 anos de carreira, o violeiro falou sobre o projeto que agora faz parte. “A proposta da violada é justamente fazer circular esses artistas que não estão na grande mídia, mas que estão fazendo um trabalho com a cultura, fazendo um trabalho de viola, com diversas leituras, não só a tradicional. A ideia do projeto é a de criar pontos pelo estado para fazer os artistas circularem e apresentarem seu estilo de viola”.

O compositor se surpreendeu com o grande número de pessoas presentes em pleno domingo à noite e elogiou o trabalho do poder executivo. “Vale a pena frisar sobre a prefeitura ter abraçado esse projeto aqui em Franco da Rocha. É de importância imensa. Nem sempre conseguimos espaço e apoio vindo de outras prefeituras, de outras cidades. Às vezes precisamos utilizar espaços privados. Mas aqui, a prefeitura cedeu o espaço e ainda chamou o público”, finalizou Jackson.

A próxima edição da Violada no município ainda não foi confirmada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, mas fique atento ao site e ao facebook da prefeitura para ficar por dentro das atividades. A orquestra de Viola Caipira irá se apresentar pela segunda vez em Pirapora do Bom Jesus, no próximo sábado (4), dentro da programação do Festival de Inverno 2018.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)