Festival de Inverno 2018 começa hoje: confira a programação da primeira semana

O Festival de Inverno 2018 começa nesta sexta-feira (3), e as atrações incluem poesia, música, debates, jogos e a saída para a Romaria de Pirapora do Bom Jesus.

Todas as atividades são de classificação livre e têm entrada gratuita.

Abrindo o evento, o Sarau Estação Poesia se apresentará nesta sexta-feira (3), na Casa de Cultura Marielle Franco, às 19h. O encontro gratuito, é promovido pela Cia 7 na Linha e é direcionado a todos os amantes da literatura. Para participar, basta comparecer ao local, seja para presentear os convidados com a leitura de um belo poema ou simplesmente apreciar o evento.

No sábado, também na Casa de Cultura, a partir das 14h, o público vai se encontrar com as raízes indígenas e afro-brasileiras na primeira edição da Ação Franco Diversidade Cultural. Na atividade vai rolar uma mesa de discussão com escritores convidados da Feira Literária Internacional de Paraty 2018, a mais importante e reconhecida do país. Heloísa Pires de Lima, falará sobre literatura afro-brasileira e Olívio de Jekupé dissertará acerca das questões indígenas.

Animando o público, a ação vai apresentar uma divertida oficina de jogos indígenas para a criançada, e o Coral da Aldeia Guarani Tekoá Pyau mostrará músicas e danças típicas de sua tribo. O evento contará também com roda de capoeira, banda de tambores e, como não poderia faltar, o Bloco da Casa Velha vai levar muito batuque para o evento. Encerrando o sábado, MC Kunumi, rapper de origem guarani, fará uma show na Praça das Artes Kléia Alves, localizada atrás da Casa de Cultura.

Para quem curte audiovisual, o Centro Cultural Newton Gomes de Sá oferecerá a Oficina Videoclipe de Bolso, também às 14h. O curso tem como objetivo preparar os alunos para a criação de videoclipes e vídeos musicais utilizando câmeras de celulares.

Fechando a primeira semana com chave de ouro, ocorrerá a tradicional saída para a 75º Romaria de Pirapora do Bom Jesus. Antes da partida, os alunos da oficina de canto e coral da Secretaria de Cultura farão uma apresentação para os romeiros. Na chegada, prevista para ocorrer às 17h, haverá uma linda performance da Orquestra de Viola Caipira de Franco.

Confira abaixo a programação do Festival para esta semana

3 de agosto (sexta-feira)
Sarau Estação Poesia
Local: Casa de Cultura Marielle Franco