Documentário “Casamento Infantil” e debate abriram Semana da Juventude em Franco

Cerca de 80 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola estadual Benedito Fagundes Marques (BEFAMA) assistiram ao documentário Casamento Infantil, apresentado na abertura da Semana da Juventude. O objetivo foi debater o tema com os adolescentes, segundo a assessora técnica pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Franco da Rocha, Adelaide Jóia.

“É um assunto muito importante para discutirmos com os jovens. O Brasil figura na quarta posição como tendo o maior número de casamentos de meninas”, lembrou Adelaide, que ministrou palestra logo após a exibição do filme da Plan Brasil TV, lançado em março deste ano (veja a íntegra do documentário ao final desta reportagem).

A professora Mariana Souza Moura, (BEFAMA) participou como comentarista no evento e o diretor da escola, Gilson Silva e a representante da pasta da Juventude da Prefeitura de Franco da Rocha, Anália Cássia Lima da Silva, fizeram a abertura do encontro.

Dados

Quando tratamos de casamento infantil, o Brasil ‘perde’ apenas para Índia, Bangladesh e Nigéria. Os dados são da Plan International Brasil, autora do documentário, baseados no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS), realizada a cada dez anos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com esses dados, são cerca de 554 mil meninas com idades entre 10 e 17 anos casadas no Brasil – mais de 65 mil delas com até 14 anos. O filme, lançado em março passado, tem 23 minutos de duração e conta a história de Marília, de 15 anos, que vive no interior do Maranhão, e de Daniela, que tem dois filhos e vive na periferia de São Paulo. Essas duas realidades são alternadas com a fala de pesquisadores, cientistas sociais e legisladores sobre o impacto do fenômeno no país.

Programação

Os eventos da Semana da Juventude seguem até o dia 12 de agosto, data que é oficialmente comemorado o Dia Internacional Juventude. O projeto de Franco da Rocha é da pasta da Juventude do Governo Municipal, em parceria com as Secretarias da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social e Ministério Público local.

Confira a programação:

07 de agosto (terça-feira)
14h30 – “Roda de conversa tecnologia da Informação” – Etec Emílio Hernandez Aguilar
Apresentação: Sr. José Carlos Tuon
19h30 – Roda de conversa “Direitos Humanos no contexto da periferia” – E. E. José Parada
Apresentação: Ms. Rafael Cruz, Prof. Universitário

08 de agosto (quarta-feira)
19h30 – Roda de conversa “Marginalização da Juventude” – E. E. Azevedo Soares
Apresentação: Dr. Rafael Roriz, Juiz da Vara da Infância e da Juventude

09 de agosto (quinta-feira)
09h30 – Roda de Conversa “A questão das Drogas na contemporaneidade” – E. E. Prof. Katia Maria
Apresentação: Dr. Eroy Aparecida da Silva, Prof. da Unifesp

10 de agosto (sexta-feira)
19h30 – Palestra “As boas praticas na entrevista de emprego” – E. E. Elvira Parada Manga
Apresentação: Sr. Eduardo Bueno, Secretário de Governo da Prefeitura de Franco da Rocha

11 de agosto (sábado)
14h às 16h – DANÇA – Aulão de Zumba – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
14h às 17h – Atividade sobre a Erradicação do Trabalho infantil – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
14h – OFICINA CULTURAL – Videoclipe de Bolso – Centro Cultural Newton Gomes de Sá
15h às 18h – ARTES PLÁSTICAS – Live Painting com as oficinas de graffiti + DJ Magoado – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
16h às 18h – MÚSICA – Batalha de Break – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
19h às 21h – TEATRO – Sobrevida – Casa de Cultura Marielle Franco

12 de agosto (domingo)
18h – CIRCO – Melodias de um sonho – Parque Municipal Benedito Bueno de Morais

Texto e foto: Adriana Carvalho


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).