Festival de Trabalhos Manuais do programa Mais Educação segue até o final do mês

Durante esta semana, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de várias Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) estiveram na Secretaria Municipal da Educação de Franco da Rocha no Festival de Trabalhos Manuais.

O evento integra o programa Mais Educação, que reúne cerca de 480 crianças entre 10 e11 anos matriculadas em 16 unidades escolares.

“No festival, alunos de duas escolas ofereceram oficinas para os visitantes, que são os estudantes de outras unidades que mantém o projeto. São as crianças ensinando outras crianças a fazer os trabalhos manuais que elas aprenderam no Mais Educação”, disse a coordenadora do programa, Andreia dos Santos de Jesus.

Na quarta-feira (8), os estudantes ensinaram colegas a fazer bonecos de pano, intervenção em fotos, bordados, entre outras atividades.

Veja fotos do evento.

Sobre o Mais Educação

Projeto do Governo Federal em parceria com os municípios, funciona em Franco da Rocha desde 2013. Para 2018, a Secretaria Municipal da Educação direcionou o Mais Educação para os estudantes matriculados no 5º ano.

São aproximadamente 30 alunos em cada uma das 16 unidades escolares. Eles se dividem em grupos para aulas entre segunda e quinta-feira, das 13 às 16 horas.

“O objetivo do Mais Educação é atender os estudantes no contraturno escolar e assim aumentar o tempo de permanência na escola, como se estivessem no período integral”, disse Andréia.

“Adaptamos o programa para Franco de forma que as crianças aprendam brincando. A idade dos alunos do 5º ano – entre 10 e 11 anos – é para brincar e muitas vezes eles não tem essa oportunidade”, destacou.

O Mais Educação conta com dois educadores por sala de aula. Em todas as atividades desenvolvidas, os educadores participam junto com os estudantes. Seja na prática esportiva, seja em atividades manuais.

O festival aconteceu na Secretaria da Educação entre os dias 7 e 9 de agosto. A partir de segunda-feira (13), as atividades acontecerão nas escolas. “Faremos o festival itinerante”, concluiu a coordenadora Andréia.

(Texto: Adriana Carvalho – Fotos: Orlando Junior)