Documentário “A soltura do louco” ganha exibição na Casa de Cultura

Na próxima terça-feira (21), às 19h, vai ter cinema na Casa de Cultura Marielle Franco. No local, será exibido o documentário “A soltura do louco”, dos cineastas Bernardo de Castro e Cristian Cancino.

A mostra compõe a programação do Festival de Inverno de Franco da Rocha e é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Após a exibição, Cristian Cancino participará de uma roda de conversa com o público.

O filme conta a história do personagem Ubirajara Ferreira Braga, o Bira, artista plástico e interno do Hospital Psiquiátrico Juquery. No enrendo, a fronteira que separa a loucura da sanidade é retratada pelos limites que dividem a cidade dos sãos, representada na película pela cidade de Santos, litoral de São Paulo, da cidade dos loucos, no caso o hospital Juquery.

Bira começou a pintar tardiamente, aos 58 anos, entretanto produziu milhares de obras. Ele também tinha intensa produção literária e pretendia lançar um livro. Os textos e as obras pertencem ao museu Osório César.

Sobre Cristian Cancino

Estudou documentários na Universidade de Viena, na Áustria. É documentarista desde 1999, quando ganhou o prêmio Rumos Cinema e Vídeo para realizar “A Soltura do Louco”. Entre seus principais trabalhos está o documentário “Argentina Acorralada” (2002), vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Gramado Cine Vídeo e a série “Onde Está América Latina?” (2004), premiada e exibida em diversos festivais brasileiros e no exterior.

Anota na agenda

Exibição do documentário “A soltura do louco”, direção Cristian Cancino e Bernardo de Castro, 2000, 33′, DV
21 de agosto (terça-feira)
Horário: às 19h
Local: Casa de Cultura Marielle Franco
Endereço: Rua Dona Amália Sestini, 85, Companhia Fazenda Belem

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).