CAPS de Franco: integração dos frequentadores que aprendem a fazer instrumento musical

Frequentadores do CAPS II de Franco da Rocha estão participando de uma oficina para aprender a confeccionar berimbaus, que são instrumentos musicais originários de povos africanos e utilizados no Brasil essencialmente na prática da Capoeira.

“Nosso objetivo é fortalecer a autoestima dos nossos frequentadores. Além de fazer o próprio instrumento, eles vão usá-los nas aulas de Capoeira”, destacou o professor Claudemir Ramos, o “Costinha”, que dá aulas de Capoeira para o pessoal que vai ao CRAS.

“A oficina proporciona integração, união e o convívio social, além de desenvolver a coordenação motora, audição e promover a disciplina entre eles”, completou Costinha.

Veja fotos da oficina.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial de Franco da Rocha trabalha a reabilitação das pessoas que possuem transtornos mentais, por meio de uma série de atividades. Grupos de apoio, oficinas terapêuticas, confraternizações, acompanhamento médico, e medicação. Esta é a receita adotada para tratar os pacientes com transtornos graves.

Todo esse trabalho visa acrescentar habilidades às pessoas, diminuindo o dano causado pelo transtorno mental e envolvendo todos aqueles que fazem parte do processo de saúde-doença, ou seja: frequentadores, familiares, profissionais e comunidade em geral. A luta pela reinserção social começa no CAPS, mas direciona-se à comunidade para que a pessoa tenha acesso ao seu próprio território e à sua família. Por fim, a unidade dedica-se a evitar a internação hospitalar e construir autonomia tanto dos frequentadores quanto das famílias.

“Temos uma série de oficinas – xilogravuras, estamparia artesanal, entre outras atividades que pretendem desenvolver ou fortalecer a autonomia dos frequentadores. Sabemos que a sociedade não aceita o que é diferente e nosso trabalho é exatamente no sentido de reinserir as pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental à sociedade”, explicou a gestora do CAPS, Ana Paula Batagin Andreto.

“Queremos que os vínculos possam se estender além do CAPS”, finalizou a gestora.

(Texto e fotos: Adriana Carvalho)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).