Grupo Nheengatu se apresenta no Violada do mês de agosto em Franco da Rocha

A quinta edição do “Violada – circuito autoral das violas brasileiras” vai receber o Grupo Nheengatu, que vem de São José dos Campos. O evento acontecerá no dia 26 de agosto, às 18h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá e a entrada custa R$ 5,00 ou 1 quilo de alimento não perecível.

Nas edições anteriores, o Violada recebeu Bruno Sanches, violeiro de Presidente Prudente; Fabiano Baviera, cancioneiro de de São Paulo; Betto Ponciano, cantor, compositor e instrumentista do Rio de Janeiro e o compositor e instrumentista Jackson Ricarte, um cearense radicado em São Paulo.
Nas oportunidades anteriores (abril, maio, junho e julho), a Orquestra de Viola de Franco da Rocha foi a anfitriã dos eventos e dividiu o palco com os convidados.

Violada
Formado em 2017, o projeto “Violada – circuito autoral das violas brasileiras” busca criar uma rede para fomentar a circulação de violeiros de várias regiões do Brasil. O intuito dessa circulação é promover o intercâmbio entre os músicos participantes, além de reunir público para a nova produção musical das violas. Dessa forma, violeiros com reconhecido trabalho ou que estão se projetando no cenário musical podem alcançar o público simpatizante da música de viola em diversas regiões brasileiras por meio de uma rede de pequenas iniciativas locais, de coletivos de artistas, espaços culturais e parcerias.

Em Franco da Rocha, município que integra o ‘Circuito Sampa’ junto com São José dos Campos e São Paulo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer firmou parceria com os idealizadores do Violada. O professor de viola caipira da Prefeitura, Fábio Miranda, foi a ligação. Fábio comanda a orquestra formada no primeiro semestre de 2017 em Franco e integra o Violada.

A parceria consiste em apresentações dos violeiros nos municípios participantes e a contrapartida do Poder Pùblico é a infraestrutura – local, palco, som, iluminação e etc, além do anfitrião, que no caso de Franco é a Orquestra de Viola Caipira.

Nheengatu
O grupo Nheengatu é composto pelos integrantes Mirian Cris (composições, viola caipira, voz e tambor); David Godoi (viola caipira, voz e arranjos) e Marli Portela (voz). Os artistas atuavam juntos na Orquestra de Viola Caipira da Fundação Cassiano Ricardo, de São José dos Campos. Com o fim da orquestra joseense em 2016, o trio tocou em outros grupos até formar o Nheengatu. Miriam e Davi já vem da cultura da viola há duas décadas e Marli Porlela é cantora de MPB. A proximidade com os companheiros da orquestra, entretanto, lhe despertou o interesse pela música caipira.

Na apresentação ‘Lua, Flor e Passarinho’, que acontecerá no Centro Cultural de Franco da Rocha no domingo, o grupo vai mostrar composições próprias (ritmos inspirados em tradições populares com destaque para as violas caipiras e tambores); vai homenagear um grande clássico da música caipira e também tocar instrumentais de violeiros renomados. Imperdível!

Anote na agenda:

Projeto Violada
Domingo, 26 de agosto, às 18h
Grupo Nheengatu e Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha
Entrada: R$ 5,00 ou 1 quilo de alimento não perecível
Centro Cultural Newton Gomes de Sá – Avenida 7 de Setembro, s/n.

Texto: Adriana Carvalho – Arte: Dalmir Junior