Confira tudo o que rolou no último final de semana do Festival de Inverno 2018

Shows, apresentações, oficinas e muita poesia, compuseram a programação do último final de semana do Festival de Inverno 2018, trazendo diversão e cultura para toda a população que compareceu ao Centro Cultural, Casa de Cultura, Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens, e Parque Municipal.

Veja fotos de todas atividades realizadas

Abrindo a semana de apresentações, a Casa de Cultura Marielle Franco recebeu nesta sexta-feira (24), a dupla “Irene Atienza e Douglas Lora”, tocando clássicos do samba, tango e bolero para a plateia presente, que acompanhava o show com muito entusiasmo.

As atividades continuaram no sábado (25), com a Oficina de Poesia ministrada pelo professor Thiago Cervan, que falou sobre a relação da poesia com os estilos musicais Rap e Funk. Além disso, Thiago bateu um papo com os participantes sobre diversos assuntos para descontrair e conhecê-los melhor, inspirando-os a escrever.

“O objetivo dessa oficina é mostrar aos participantes que qualquer um pode escrever e se tornar um grande poeta, e esse contato que temos com as pessoas quando nos juntamos para trocar ideias é algo muito importante”, comentou Thiago.

Veja mais fotos dessa atividade

Ao final das conversas, após todos redigirem seus pequenos versos inspirados pelas explicações do professor, alguns participantes se propuseram a recitá-los em alto e bom som, encerrando a oficina com um clima descontraído e com a descoberta de novos talentos para a poesia.

As apresentações da noite chuvosa de sábado, encerraram-se com mais poemas de qualidade no tradicional “Slam da Roça”, que teve uma estreante como vencedora dessa edição.

Confira as fotos do Slam da Roça

A jovem Sofia surpreendeu e emocionou a todos ao recitar seus poemas sobre empoderamento feminino e a realidade do povo de baixa renda, conquistando, em sua estreia, o primeiro lugar na competição.

Fechando o fim de semana, no domingo (26), o Centro de Vivências e Múltiplas Linguagens recebeu o projeto “Oficina em Percussão” com o professor Léo Mello.

Veja como foi esse encontro

Jovens interessados em música e instrumentos de percussão participaram da atividade, recebendo ensinamentos do professor e alternando entre os pandeiros, chocalhos, claves e cuícas, seguindo os ritmos de músicas tradicionais do Bumba-Meu-Boi.

Tocando os instrumentos de percussão e cantando as músicas típicas “Adeus, adeus morena”, “O Sol e a Lua” e “Onça”, ensinadas durante a oficina, o grupo seguiu em um cortejo partindo do Centro de Vivências até o Parque Municipal, onde foram recebidos pelo público e fizeram uma breve participação em frente ao palco em que estava rolando a Aula de Zumba, durante o Vem Pro Parque, com direito a roda de capoeira com os professores de dança.

Para fechar o último final de semana do Festival de Inverno 2018, com chave de ouro, o Centro Cultural Newton Gomes de Sá, recebeu a tradicional “Violada” em sua quinta edição. – Fique por dentro de todos os clicks dessa atividade

A clássica apresentação dos violeiros, contou também com a participação dos musicistas Davi Godoy, Milza e Marlo Portela, além do grupo anfitrião “Nheengatu”, tocando sucessos da viola caipira e cativando a plateia presente.

O final de semana acabou, mas a programação do Festival de Inverno continua.

Confira abaixo o que ainda vai rolar nos próximos dias:

– 29 de Agosto
09h30 – I Encontro de Pesquisadores de Franco da Rocha – Expressões artísticas no Juquery – na Casa de Cultura Marielle Franco.

– 30 de Agosto
09h30 – I Encontro de Pesquisadores de Franco da Rocha – Franco da Rocha: memórias e expressões da identidade na Casa de Cultura Marielle Franco.

(Texto e fotos: Cesar Iury)