Shantala é ensinada para gestante em dia de entrega dos kits do programa Mãe Franco-rochense

Desde um simples teste de gravidez, até um exame de sangue que comprova a vinda de um bebê, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deseja acompanhar as gestantes logo no primeiro momento de descoberta da criança até depois do seu nascimento, por isso, a importância da realização do pré-natal feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nesse acompanhamento, quando é realizado de forma correta, as mamães além de garantir um crescimento saudável e seguro dos pequenos ao fazer os diversos exames necessários, elas ganham um kit enxoval do programa mãe franco-rochense, que colabora com um dos momentos mais únicos da vida de uma pessoa que tem bebê, a saída da maternidade.

Os Kits são entregues apenas nas últimas semanas da gestação e contém uma bolsa, cobertor, toalha, macacão curto e longo, bodies, casaco com capuz e meias. Em um desses encontros para fazer a entrega dos itens, realizado quinta-feira (16), as mães presentes receberam diversas orientações importantes para os primeiros dias de vida dos seus filhos.

Ao longo dessa atividade, elas aprenderam a Shantala, que é uma técnica indiana de massagem nos bebês que ajuda a prevenir cólicas, fortalece a musculatura, além de contribuir para o sistema nervoso e respiratório da criança. Esse tipo da massagem colabora na criação de um laço ainda mais forte entre os envolvidos.

Essa atividade foi realizada na sala de reuniões da Praça da Saúde e reuniu cerca de quinze gestantes que receberam as orientações da enfermeira da UBS Dr. Franco da Rocha, Marisania Sousa Santos.

Vale destacar que os kits de enxoval são entregues duas vezes por mês para diferentes grupos que participam do pré-natal, pelo programa Mãe Franco-rochense e, que a partir de agora, sempre contarão com as orientações para fazer a Shantala em seus bebês.

Mais sobre o programa

Iniciado junto com a inauguração do Centro de Atenção à Saúde da Mulher em Franco da Rocha, desde maio de 2016, o Mãe Franco-rochense funciona no município oferecendo atenção especial e integral para todas as gestantes.

Esse programa foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção em Saúde, com o intuito de atender as gestantes cadastradas e as crianças com até um ano de idade, em diversos aspectos como: estimular a adesão ao pré-natal, auxílio no parto, consultas, exames, enxoval, bilhete municipal e atendimento à criança até o primeiro ano de vida.

Para participar

A gestante precisa ter o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser moradora de Franco da Rocha.

Para o recebimento dos enxovais, elas deverão realizar todos os exames necessários e comparecer em todas as consultas.

Com programas como esse, a prefeitura deseja reduzir os índices de mortalidade materna e infantil, melhorando assim o sistema de saúde pública como um todo.

As grávidas cadastradas no Mãe Franco-rochense têm direito:

1. Acompanhamento de consultas de pré-natal (no mínimo sete);
2. Realização de todos os exames necessários para uma gravidez tranquila e saudável;
3. Prévia visita à maternidade em que será realizado o parto;
4. Garantia de referência para um hospital próximo a sua casa;
5. Consultas e exames necessários para o bebê ter uma infância saudável;
6. Kit enxoval básico para o bebê. (O enxoval é dado apenas para as mães residentes do município que tenham feito o pré-natal na rede municipal de saúde).

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Equipe Saúde e Orlando Junior)