FATEC de Franco promove 1ª Feira da Bacia do Juquery de Ciências e Engenharia

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da E.E Professora Hermelina de Albuquerque Passarella, de Mairiporã, sagraram-se vencedores da 1ª FEBAJUCE – Feira da Bacia do Juquery de Ciências e Engenharia, realizada pela FATEC de Franco da Rocha em parceria com a Diretoria de Ensino de Caieiras.

O evento aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro, reuniu 123 estudantes de escolas estaduais, que estão matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

No total, foram apresentados 46 diferentes projetos científicos de importantes temas como alimentação, saúde, sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade, entre outros. O vencedor apresentou uma adaptação à Aquaponia para ser implantada em escolas e para o cultivo familiar. A Aquaponia é a criação de peixes junto com o cultivo de alimentos sem solo e o resultado é o baixo consumo e reaproveitamento de 100% da água utilizada.

Veja fotos do evento.

Com a vitória na FEBAJUCE, os estudantes da Hermelina conseguiram se credenciar para a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizado pela USP (Universidade de São Paulo). O credenciamento do projeto deve acontecer até o final de outubro e a feira da USP será realizada em março de 2019.

A FEBRACE se destaca como incentivadora da criatividade e da reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Filiada

A FEBAJUCE idealizada pela Diretoria de Ensino – Região de Caieiras e pela FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Franco da Rocha, está vinculada à FEBRACE por meio de filiação. “Seguimos os critérios propostos pela comissão de afiliadas da FEBRACE, que são número mínimo de projetos e de escolas participantes”, explicou o diretor da FATEC, Paulo Kanayama.

Sobre a ideia de produzir a Feira de Ciências e Engenharia, o diretor da FATEC contou que o objetivo foi despertar o interesse dos estudantes. “Nossa finalidade é incentivar os alunos de forma que se interessem pela vida universitária. Para que eles, lá adiante, possam dizer: comecei numa feira em Franco da Rocha”, destacou Paulo.

“Existem diversas formas de promover mudanças na sociedade. Entendo essa, ser uma dessas mudanças possíveis de se realizar. Ainda que falte muita coisa na rede estadual, contamos com o empenho de cada professor envolvido”, continuou o diretor.

“Agradeço à Diretoria de Ensino de Caieiras, que é a regional que engloba os municípios participantes – Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras, Cajamar e Francisco Morato; a Prefeitura de Franco da Rocha, que não mediu esforços para a concretização desse evento, às pessoas do comércio e de empresas, que doaram brindes aos vencedores, aos professores que estão aqui tanto como orientadores dos alunos ou como julgadores e também aos estudantes que se empenharam nesse projeto”, concluiu Paulo Kanayama.

Premiação

Uma comissão formada por professores da rede pública de ensino, todos voluntários, respondeu a um questionário para chegar aos trabalhos que seriam premiados. Dos 43 inscritos, um deles recebeu menção honrosa e cinco foram premiados com troféus, medalhas, mochilas, passaporte do Hopi Hari e bolsa de estudo semestral do CNA (50% para classificados entre o quinto e segundo lugar e 100% para os alunos da Hermelina, vencedores da feira).

Confira os projetos, escolas estaduais premiadas, a que ano pertencem os alunos e a cidade onde está localizada a unidade escolar:

1º colocado: Aquaponia Escolar e Familiar
Professora Hermelina de Albuquerque Passarella – 3º ano EM – Mairiporã
2º colocado: Ponto de ônibus estruturado para pessoas com mobilidade reduzida
Professor Aparecido Roberto Tonellotti – 3º ano EM – Francisco Morato
3º colocado: Jardim Ecológico
Arthur Weingrill – EF 2 – Mairiporã
4º colocado: Eco-Cooler
Arthur Weingrill – EF 2 – Mairiporã
5º colocado: Semáforo Inteligente com acessibilidade
Tenente Joaquim Marques da Silva Sobrinho – 3º ano EM – Cajamar
Menção Honrosa – Ondas sonoras – Você enxerga a sua voz?
Isaias Luiz Matiazzo – EF 2 – Caieiras

(Texto: Adriana Carvalho – Fotos: Equipe Hermelina e Adriana Carvalho)