Estudantes de Franco da Rocha participaram de oficina de fotografia

Cerca de 400 alunos da Escola Estadual Professor José Parada, que fica no Parque Pretória, em Franco da Rocha, participaram das oficinas de fotografia do projeto Photo Truck, que é um caminhão adaptado para proporcionar experiência fotográfica em todo o Brasil. As atividades aconteceram nos dias 18 e 19.

Segundo o vice-diretor da escola, Luiz Gustavo Galrão Camargo, este tipo de atividade é muito importante para os estudantes. “Representa conhecimento”, resumiu. Os alunos que participaram das oficinas são do Ciclo 1 – do 4º, 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Veja fotos das oficinas.

O PhotoTruck é custeado pela concessionária AutoBAn, que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes e que, por meio de seu instituto, o CCR, desenvolve programas sociais nas cidades que estão às margens das rodovias sob concessão. A realização das oficinas fica a cargo da ImageMagica.

Esta foi a segunda vez que o Photo Truck ‘estacionou’ em Franco da Rocha. No ano passado, o caminhão esteve no parque municipal Benedito Bueno de Morais nos dias 9 e 10 de outubro. Na ocasião, as oficinas foram direcionadas a crianças e idosos.

A ligação entre o Instituto CCR e o município, ocorre por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que dá suporte técnico às atividades.

Neste ano, os representantes da ImageMagica manifestaram o desejo de aplicar as oficinas para crianças carentes, de comunidades pobres. “Foi então que nos ligaram da Secretaria de Cultura, oferecendo a atividade aqui na escola. De imediato nós aceitamos. É muito bom poder proporcionar novos saberes para nossos estudantes”, concluiu o vice-diretor Luiz Gustavo.

Projeto

O PhotoTruck tem por objetivo ‘proporcionar uma experiência fotográfica de forma lúdica e prática e, ainda, uma reflexão sobre o mundo por meio de um olhar mais crítico. As oficinas do projeto abordam temas do cotidiano que tenham relação com a sociedade, que serão usados como base para a construção de imagens no decorrer das atividades’.

Para que os participantes entendam como se forma a imagem dentro de uma câmera fotográfica, o Photo Truck reproduz o interior da câmera numa pequena sala, montada no próprio caminhão. Neste local, pequenos grupos de estudantes – ou não – ouvem rápida palestra sobre o processo e podem também confirmar as informações. Na grande câmera-escura, uma pequena abertura – como um olho – mostra que do lado de fora, a imagem está invertida, exatamente como ocorre na fotografia.

Trata-se de um fenômeno da física. “Quando um objeto bem iluminado é colocado na frente da câmara, sua imagem é projetada invertida no fundo da caixa. Um feixe de luz é formado por pequenos raios. O topo do objeto iluminado emite vários desses raios, mas apenas um deles, que sai do objeto inclinado com determinado ângulo, consegue passar pelo buraco. Os outros são barrados pela parede da câmara. Como a luz anda em linha reta, e não faz curva (a não ser em condições muito especiais), um raio que sai inclinado do topo da vela irá atingir a parte de baixo da caixa. Com isso, a imagem que se forma é invertida”, conta o físico Mikiya Muramatsu, da Universidade de São Paulo, em reportagem da Superinteressante.

Fotos

Depois da simulação da grande câmera-escura, os monitores da ImageMagica apresentam um vídeo com informações sobre como fotografar. Na próxima etapa, os oficineiros colocam em prática os conhecimentos adquiridos.

Cada participante usa um smartphone da Image e faz uma foto. Na imagem, o pequeno fotógrafo escreve o significado da foto em uma legenda. É a percepção da pessoa sobre o universo da fotografia.

Os oficineiros recebem a própria foto no formato ‘Polaroid’ como recordação.

ImageMagica

A ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) criada em 1995 pelo fotógrafo André François. A organização considera que a imagem “é uma linguagem universal com o poder de transpor barreiras e atuar como uma ferramenta de mudanças e transformação social”.

Por conta disso, a Image promove atividades educacionais e documentários fotográficos, criando condições para o desenvolvimento pessoal e social dos envolvidos.

De forma geral, a OSC desenvolve atividades como o Photo Truck em hospitais, escolas e comunidades no Brasil e no mundo. O objetivo é fazer com que crianças, adolescentes, pacientes e profissionais de saúde reflitam por meio da fotografia, sobre a própria realidade. A partir deste ponto, ocorre a proposta de transformação.

Por outro lado, além do impacto provocado nos participantes, são eles mesmos os multiplicadores do ‘saber fotográfico’ por meio de exposições.

Para o desenvolvimento dos projetos, a Image conta com uma série de patrocinadores. Entre eles, a CCR Autoban, por meio do Instituto CCR, responsável pelas oficinas realizadas em Franco da Rocha.