Circuito Cultural Paulista traz Maracatu Quiloa para o parque municipal

Valorizar a cultura africana; dar novo significado a coroação dos reis negros e refletir sobre os cortejos do rei do Congo. Esses são os principais objetivos do grupo Maracatu Quiloa, que se apresenta em Franco da Rocha no domingo, 18 de novembro, às 15h, no parque Municipal Benedito Bueno de Morais. O evento integra a programação do Circuito Cultural Paulista e é realizado em parceria com a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O Quiloa é o primeiro Maracatu da Baixada Santista e foi fundado há 15 anos, em outubro de 2003. O grupo apresenta a cultura do Maracatu de baque virado com o batuque, canto e dança e seus personagens, como: rei, rainha, baiana de branco. O Maracatu Quiloa traz também, composições próprias, além de fazer homenagem às nações de Maracatu Porto Rico, Encanto do Pina de Recife.

Música

O Maracatu é uma dança folclórica de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. Surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. O ritmo musical, a dança e o ritual de sincretismo religioso (que é a junção de diversas religiões e doutrinas com suas características e costumes) se distinguem de acordo com o “baque” ou batida. São dois tipos: Baque Virado e Baque Solto.

Os grupos de maracatus tradicionalmente surgiram e se desenvolveram ligados às irmandades negras do Rosário. A dança de cortejo é associada aos reis congo e sempre há forte componente religioso.

Os maracatus dançam ao som de instrumentos musicais como: tarol, zabumba e ganzás. As danças são marcadas por coreografias específicas, parecidas com danças do candomblé. Os participantes representam personagens históricos (reis, embaixadores, rainhas).

Serviço:

Maracatu Quiloa
Dia 18/11 – 15h
Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Entrada Franca

(Texto: Adriana Carvalho – com informações www.folclore.com – foto: arquivo Maracatu Quiloa)