Edição da Violada deste mês recebe o músico colombiano Aliosha BR

Os apaixonados pela música caipira já podem festejar porque vem aí mais uma edição da Violada. Pela primeira vez em toda a sua história o projeto recebe um cantor colombiano. Compositor e instrumentista, Aliosha BR vai embalar o público no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. A apresentação acontece neste domingo (25) às 18h.

A performance integra o Circuito Autoral das Violas Brasileiras, que liga as cidades de São José dos Campos, São Paulo e Franco da Rocha e tem a prefeitura como correalizadora, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Para assistir a apresentação, os interessados podem colaborar com R$ 5,00, que será revertido para o Fundo Municipal da Cultura ou 1 Kg de alimento não perecível.

Conheça o músico

Colombiano, engenheiro de profissão e músico por paixão, cantor, violonista e tiplista formado de forma empírica, Aliosha BR teve seu primeiro contato com a música caipira colombiana ainda criança, por influência do pai, oriundo de Charalá no estado de Santander. Terra de “Bambucos”, “Torbellinos” e “Guabinas”, ritmos típicos da região, interpretados tradicionalmente com tiple, requinto e violão.

O tiple é um instrumento musical originário da Colômbia. Trata-se de um cordófono da família das cordas depenadas, possui 12 cordas metálicas, agrupadas em quatro ordens ou grupos de três cordas. É usado no acompanhamento de ritmos típicos do interior do país, como o bambuco e o corredor.

Atualmente Aliosha está trabalhando no projeto “La Ruta do Tiple”, iniciativa que busca resgatar a importância do instrumento na música caipira colombiana e pretende dar maior visibilidade ao instrumento, tanto em seu país de origem, como fora dele, tendo inclusive o Brasil como meta. Aproveitando as semelhanças do tiple com a viola caipira e de alguns ritmos característicos das músicas que estes instrumentos interpretam.

Sua busca pelo domínio pleno do tiple o levou à construção de um repertório diferenciado, não só na interpretação de músicas caipiras, como também de outros ritmos, como o Son Cubano, a Salsa e alguns ritmos da música brasileira.

Projeto Violada

Iniciado em 2017, o Violada tem como objetivo promover o intercâmbio entre os músicos participantes, além da formação de público para a nova produção musical das violas.

Com as apresentações do projeto, violeiros com reconhecido trabalho ou que estão se projetando no cenário musical podem alcançar o público simpatizante da música de viola, em diversas regiões brasileiras, por meio de uma rede de pequenas iniciativas locais, de coletivos de artistas, espaços culturais e parcerias.

Anote na agenda

Projeto Violada recebe o cantor Aliosha BR
Sábado, 25 de novembro
Horário: às 18h