Cerimônia de encerramento do Programa Força Jovem aconteceu na Escola Estadual Elvira Parada Manga

Na última quinta-feira (29), o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal (GCM) esteve na Escola Estadual Elvira Parada Manga para realizar a última cerimônia de formatura de 2018 do Programa Força Jovem, que realiza ações de conscientização e prevenção às drogas e violência entre adolescentes.

Veja fotos da cerimônia

Compondo a mesa de autoridades estavam o diretor da escola Profº José Carlos Calado; as vice-diretoras Mirela de Oliveira Cestai e Rosângela Barrientos; o coordenador pedagógico Eric Carlos Pedroso; o diretor da Escola Estadual Profº José Parada, José Guilherme Andrade Filho; além do Corregedor Dr. Edgard Cenachi e da coordenadora do projeto e Inspetora da GCM Maria da Conceição Inácio Gomes.

Estiveram presentes ainda, representando o poder legislativo, os vereadores Pablo Cunha e Alex Caixa.

Desde o início do ano o GAEP atuou em dez escolas do município, fazendo reuniões e palestras sobre os perigos do uso de drogas e seus efeitos para a vida dos adolescentes, das famílias e da comunidade. Na edição de 2018, 1,2 mil alunos do 1º ano do ensino médio receberam o certificado de participação, tornando-se agentes multiplicadores de todo o conhecimento adquirido com o projeto.

Agradecendo a presença de todos, o diretor Calado parabenizou os alunos. “Sabemos que esse é o caminho: a prevenção. Desta forma, com diálogo e atenção, conseguimos chegar até a eles”, afirmou.

Participação especial durante a cerimônia, os alunos da Escola Estadual José Parada, encenaram uma peça de teatro e um número de dança, mostrando o que aprenderam com as palestras do programa.

“Podemos falar em estatísticas, em gráficos e números, porém, temos contato direto com pessoas que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, muitas vezes dentro de nossas famílias, na sociedade e até nas escolas. Então, o grande desafio é mostrar para essa geração, que também tem nos ensinado muito, quais são do uso das drogas. Hoje nossos alunos mostraram de forma fictícia aqui no palco, mas tudo isso é real e os reflexos são enormes para a vida dos jovens”, declarou.

Aclamada pelos alunos, a inspetora do GAEP, GCM Conceição falou sobre os passos realizados pelo projeto durante o ano. “Hoje eu estou aqui para parabenizar e agradecer a todos. Espero que vocês levem para a vida tudo o que foi ensinado aqui. Prevenção: esta é a palavra. Nosso objetivo é prevenir o problema antes que aconteça e tentar resgatar aqueles que precisam de nós. Eu sinto que deixei o meu melhor para cada um de vocês.”, concluiu.

Finalizando a celebração, os estudantes receberam o certificado de participação do Programa Força Jovem.

GAEP

O Grupo de Ações Educativas e Preventivas foi criado em 2013 e tem como objetivo promover a cultura de paz e a prevenção ao uso nocivo de drogas, por meio de palestras, debates e encontros lúdicos com a comunidade escolar., visando contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta e mais consciente.

São ao todo oito encontros em cada unidade de ensino e as palestras são mensais. Em uma das etapas, a GCM Conceição apresenta as drogas proibidas como a maconha, cocaína, sintéticas e outras. O foco do programa é prevenir que os jovens estudantes sigam pelo caminho das drogas.

(Texto: Luana Nascimento – Fotos: Orlando Junior)