Mostra de Artes e Cultura de Franco recebeu remanescentes do Juquery

Cerca de dez pacientes que ainda residem nas dependências do hospital psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, foram visitar a exposição da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da cidade na semana passada. A Mostra de Artes e Cultura reúne trabalhos desenvolvidos no decorrer de 2018, nas oficinas de artes plásticas. Estão na exposição, peças em estamparia com carimbos e em estêncil; grafite, desenho artístico na ‘ponta do lápis’; desenho em quadrinhos; pintura em tecido; papietagem e papel machê, xilogravura e fotografia (apresentada por meio de vídeos).

Veja fotos da visita.

Os internos estão no Juquery há muitos anos, sem contato com as famílias e, com a desinstitucionalização, aguardam transferência para as residências terapêuticas que serão inauguradas entre 2019 e 2020. A maior parte dos internos remanescentes já foi transferida para as RTs em funcionamento

História

A Prefeitura de Franco da Rocha iniciou a implantação da rede de atendimento psicossocial na gestão anterior (2013-2016). De lá para cá, são vários equipamentos públicos que recebem pessoas em sofrimento mental, seja por deficiência intelectual ou por transtornos mentais. O Centro de Conviência, os CAPS e as Residências Terapêuticas oferecem diversas atividades.

São oficinas de culinária – cozinha experimental; arteterapia com pneus; horta; tapeçaria; capoeira; futebol, entre outras. Passeios a exposições como a MAC, jogos de futebol, zoológico, entre outros, integram a terapia dos internos e dos frequentadores dos equipamentos da Saúde Mental.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento prestado aos pacientes da Saúde Mental no município, resulta em redução de 26% em internações psiquiátricas.

Exposição

Confira a programação da Mostra de Artes e Cultura de Franco da Rocha. Eventos que foram suspensos em razão do mau tempo registrado no final de semana (1 e 2 de dezembro), serão reprogramados e a população será informada oportunamente.

➔ 3 de dezembro (segunda-feira)
Espetáculo: Raízes, um passado presente – Grupo Evolução
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá

➔ 5 de dezembro (quarta-feira)