Franco da Rocha fará simulado na Vilinha para remover pessoas caso ocorram enchentes

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Franco da Rocha vão realizar ação simulada de remoção de pessoas no bairro Nossa Senhora Aparecida, local conhecido como Vilinha, caso ocorram enchentes no período de chuvas (dezembro até março). O evento, que acontecerá no sábado, 15 de dezembro das 8 às 14h, está sendo programado há cerca de 3 meses e envolverá Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Sabesp, secretarias municipais como Assistência e Desenvolvimento Social; Transporte e Trânsito, entre outras.

Para o planejamento da ação, a Defesa Civil de Franco reuniu, no dia 24 de outubro passado, moradores da Vilinha, além de representantes da CPTM, Corpo de Bombeiros e outros envolvidos para tratar dos detalhes da operação.

Segundo o diretor de Defesa Social, José Luiz de Oliveira Filho, a opção pelo local aconteceu em razão das condições desfavoráveis daquela área. “A Vilinha fica na confluência do Ribeirão Euzébio com o Rio Juquery, portanto próximo às margens das duas calhas d’água”, destacou.

A ação vai envolver cerca de 200 pessoas entre adultos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá interdição de vias localizadas entre o Centro Cultural Newton Gomes de Sá – onde será instalado o gabinete de crise e para onde serão levados os desabrigados – e a Vilinha.

A Prefeitura de Franco solicita a colaboração da população no sentido de garantir a fluidez do trânsito durante a realização da ação simulada. O objetivo é preparar equipes caso haja necessidade efetiva de ação durante o período de chuvas.

Texto: Adriana Carvalho – Arte:Dalmir Júnior