Dezembro Vermelho: mês da prevenção e diagnóstico precoce do vírus HIV e AIDS

Dezembro é o mês de conscientização e luta contra a Aids, doença que afeta o sistema imunológico causada pelo vírus HIV. Para conscientizar a população a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover durante todo o mês ações de prevenção, mobilização e detecção precoce da doença. Equipes de saúde estarão em diferentes pontos na cidade oferecendo testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de serviços como aferição de pressão arterial, agendamento para papanicolau e agendamento para mamografia.

De acordo com o Ministério da Saúde, 40 mil novos casos de Aids são registrados por ano no Brasil. Há três décadas, quando a doença era sinônimo de morte, foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.

É importante ressaltar que a Aids ainda não tem cura, porém, hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e medicamentos gratuitos para a população.

Confira os locais onde as equipes de saúde oferecerão os serviços:

➔ 06 de dezembro (quinta-feira)
Estação Baltazar Fidelis da linha 7 Rubi da CPTM, das 19h às 21h
Serviços: Testes rápidos, aferição de pressão arterial, agendamento para papanicolau e agendamento para mamografia

➔ 07 de dezembro (sexta-feira)
Estação Franco da Rocha da linha 7 Rubi da CPTM
Serviços: Teste rápido para HIV, das 16h às 20h

Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar – Estrada do Governo, s/n – Km 42 – Pouso Alegre
Serviços: Teste rápido para HIV, das 18h às 20h

➔ 08 de dezembro (sábado)
Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Serviços: Teste rápido para HIV, das 14h às 19h

➔ 13 de dezembro (quinta-feira)
Estação Franco da Rocha da linha 7 Rubi da CPTM
Serviços: Teste rápido para HIV, das 16h às 20h

➔ Durante todo o mês de dezembro as UBSs do município realizarão teste rápido de HIV

A campanha

A Campanha Dezembro Vermelho foi criada há 30 anos quando ainda havia muito preconceito associado ao HIV. Para reagir contra esse estigma a data foi instituída para despertar na sociedade o entendimento e a prevenção à doença. No Brasil, o Dia Mundial de Combate à Aids começou a ser comemorado no final dos anos 1980, mobilizando a população e o poder público.

A AIDS e o HIV

A Aids, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença causada pelo vírus HIV, que prejudica o sistema imunológico e as células que protegem o organismo de doenças causadas por outros vírus, bactérias e parasitas. Isso faz com que o corpo humano fique mais vulnerável a tipos raros de cânceres e doenças.

A transmissão acontece por meio do contato com fluidos como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno, nos quais o vírus aparece em quantidade suficiente para ser transferido. O contato pode ocorrer durante a relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas, agulhas e objetos cortantes, além de transfusão de sangue contaminado, no momento do parto e pela amamentação.

O tratamento é realizado com medicamentos chamados antirretrovirais (ARV) que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. A medicação combate o vírus para impedir a multiplicação do HIV no organismo, fortalecendo o sistema imunológico, entretanto, não é capaz de eliminar o vírus do organismo.

Seguir à risca o tratamento com os antirretrovirais é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por outras doenças.

(Texto: Luana Nascimento* – Arte: Dalmir Junior)
*Com informações do Ministério da Saúde