UBS Marcelo Góes de Souza completa um ano de atividades

Na tarde de ontem (6), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Góes de Souza, localizada no Jardim dos Reis, organizou uma festa em comemoração ao primeiro ano de atividades da unidade.

Os pacientes que chegavam para as consultas foram surpreendidos com bolo de aniversário, mesa decorada e balões para divertir as crianças.

Veja fotos da festa.

A Médica, Karina Cristina Gabriel, chegou na UBS pouco depois da inauguração e celebrou a interação da equipe. “Quando recebei o convite para integrar a equipe fiquei muito feliz, e hoje sinto que estou em família. A cada dia nós tentamos vencer os obstáculos para crescermos juntos. Para mim, medicina é amor, por isso, é um privilégio trabalhar aqui. Agradeço muito a toda a equipe”, declarou.

No momento de cortar o bolo, a gerente Ana Paula Mascarenhas dedicou o primeiro pedaço a um ilustre paciente. Pietro, de apenas oito meses, foi um dos primeiros atendidos da UBS. Ele passa em consultas desde que estava na barriga da mãe, Andreia Marcelino. “É bom poder contar com atendimentos perto de casa. Moramos aqui no bairro mesmo e isso faz toda a diferença”, conta.

Segundo Ana Paula, a equipe da UBS busca proporcionar um ambiente acolhedor para a comunidade e o equipamento conta até com uma horta feita pelos próprios pacientes. “Há cerca de três meses eles começaram a plantar alface, couve, abóbora, coentro e batata. O cuidado com a horta acabou se tornando um processo terapêutico”, detalha.

A gerente também atua na UBS como enfermeira e declarou todo o seu amor pela profissão e pelos pacientes. “Eu faço tudo com muito amor. Trabalhar com vidas é muito desafiador, mas quando a gente se dedica, o resultado é sempre maravilhoso e recompensador”.

A UBS

Inaugurada em 2 de dezembro de 2017, a UBS Marcelo Góes de Souza já realizou mais de 17 mil consultas médicas, quase sete mil consultas de enfermagem, mais de mil vacinas e cerca de 22 mil procedimentos, como medicação intramuscular, inalação, coleta de papanicolau, testes rápidos, teste de gravidez, entre outros.

Voltada ao cuidado integral da saúde da comunidade, a unidade oferece serviços que visam atender a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. A UBS garante a descentralização do atendimento médico, dando proximidade aos moradores e desafogando outros serviços, como a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h).

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)