Atletas franco-rochenses se destacam na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior e conquistam bons resultados

A dedicação dos atletas de Franco tem rendido medalhas e conquistas em diferentes competições esportivas. No mês passado, entre os dias 12 a 24, as equipes esportivas de Franco da Rocha viajaram para São Carlos, interior de São Paulo, para participarem da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior.

A cidade disputou nas categorias atletismo, ginástica rítmica, natação paralímpica, futsal, voleibol, handebol e tênis de quadra.

Veja fotos dos jogos.

Leonardo Santos de Jesus, de 17 anos, faturou a medalha de bronze no atletismo – 800 metros rasos, tornando-se o primeiro atleta de Franco da Rocha e região a ganhar uma medalha nos Jogos Abertos para a modalidade.

Segundo o preparador e professor de atletismo, Jailson Araújo, Leonardo possui um futuro promissor no esporte. “Ele tem pouco menos de um ano de treino e vem colecionando vitórias em sua categoria”, afirma orgulhoso.

Seguindo a trajetória de vitórias, as atletas da ginástica rítmica ficaram em 3º lugar na classificação geral e ainda conquistaram o bronze na categoria até 14 anos, individual com fita e no conjunto de cinco cordas. Acompanhadas pela treinadora Daniella Oliveira, as meninas seguem se dedicando para as próximas competições.

Osvaldo Buziquia, representante de Franco na natação paralímpica, classificou-se na prova dos 100 metros costas e terminou a competição em 8º lugar, ficando entre os melhores nadadores do estado de São Paulo. Experiente, ele recebeu medalha de ouro nos Jogos Abertos do ano passado e também já foi destaque nos Jogos Regionais, trazendo três medalhas de ouro para o município.

Juliana Mojeszcyk, treinadora da equipe de futsal feminino conta que o time ficou na 3ª colocação na classificação geral. “Pela primeira vez na história o futsal feminino de Franco conquistou vaga para os Jogos Abertos do Interior. É uma das melhores campanhas da modalidade”. O grupo é jovem e possui atletas com idade entre 16 a 20 anos, mas já demonstra garra e maturidade para atuar em grandes competições.

O voleibol feminino, categoria sub-20 chegou até as quartas de final dos jogos. Numa partida acirrada contra a cidade de Pindamonhangaba, o time perdeu no tie-break com um placar de 16×14. As representantes de Pindamonhangaba já são conhecidas da equipe franco-rochense, neste ano elas disputaram o terceiro lugar nos Jogos Regionais e Franco levou a melhor conquistando a medalha de bronze.

O técnico Ruan Moreno e a auxiliar Ana Paula França comandam a equipe e contam que os Jogos Abertos têm como característica principal o nível elevados dos times.

Ana Paula França conta que duas atletas foram chamadas para jogar em um time de federação. “Gabriela e Dayane, hoje com 18 anos, vão jogar no clube de Valinhos. É um grande orgulho para a cidade e mesmo com duas atletas machucadas já no primeiro jogo nós conseguimos chegar às quartas de final. As meninas lutaram até o fim”.

No handebol feminino a equipe disputou a primeira divisão da categoria sub-20 e terminou o campeonato na 5ª colocação, perdendo nas quartas de final para o time de Santos, que ficou em primeiro lugar na disputa. Hosana Bastos, técnica da equipe afirma que esse ano a categoria estava com nível elevado. “As atletas de Franco disputaram com os melhores times juniores do país, inclusive jogadoras da seleção brasileira”, conta.

Com o tênis de quadra masculino, esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos na cidade, não foi diferente. A equipe comandada pelo professor Rafael do Amaral ficou na 4ª colocação, dentre as onze cidades competidoras.

Caio Henrique Augusto, atleta que integra o grupo de tenistas de Franco afirma que participar dos jogos foi um misto de sentimentos. “Divertido e difícil ao mesmo tempo, acho que foi isso. Nunca tinha viajado para jogar em outra cidade, por isso foi algo muito novo. O professor Rafael Amaral esteve ao nosso lado o tempo todo, orientando e acalmando a todos. O nervosismo foi grande, mas no final foi magnífico”.

Para Matheus Eduardo Barbosa a competição foi legal e importante mesmo que o grupo não tenha chegado ao pódio. “Desta vez não deu para trazer medalha para Franco, mas vamos continuar treinando para vencer em outros jogos”.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Esporte)