Assistência Social de Franco entregou presentes para mais de 500 crianças

Sorvetes, algodão doce, cachorro quente, refrigerante, pipoca e outras guloseimas. E o principal: presentes. Assim foi a festa de Natal de pelo menos 500 crianças – todas frequentadoras de uma das quatro unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Franco da Rocha e do programa Viva Leite da cidade.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) organizou os eventos que aconteceram na semana passada nos CRAS Monte Verde; Lago Azul e Jardim Luciana. Na última unidade, no CRAS da Vila Bazú, a festa deve acontecer na quinta-feira (20) e no Fundo Social de Solidariedade na sexta-feira (21) para as crianças do programa Viva Leite.

Veja mais fotos.

Para preparar a festa da criançada e das famílias, A Assistência Social conseguiu o apoio de uma série de empresas, as quais a SADS agradece imensamente.
Colaboraram:

Berton Supermercado
Tardelli
Glam Modas
Frutiquelo
Acerta Mais
PAF
Arte em Festas

Segundo a gestora do Fundo Social de Solidariedade, Regiane da Conceição Pereira, a realização desses eventos não seria possível sem a colaboração de tantos envolvidos. “Nossos parceiros que proporcionaram a alegria da criançada. E nós agradecemos imensamente pela colaboração”, disse Regiane.

Sobre os presentes entregues às crianças, a gestora explicou que também foram doados. “Servidores municipais, comunidade em geral e os próprios comerciantes-colaboradores adotaram as cartinhas das nossas crianças e ofereceram os presentes. Novamente, agradecemos de coração pelo apoio”, concluiu.

O que é CRAS?

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são equipamentos públicos que funcionam em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e as Prefeituras Municipais. Os CRAS são os responsáveis por coordenar as atividades assistenciais nos bairros e atendem famílias em situação de vulnerabilidade e que precisam de auxílio social. Também tem a função de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Os Centros de Referência ofertam os serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nessas áreas onde há maior vulnerabilidade e risco social nos municípios.

Em resumo, os CRAS se caracterizam como a principal porta de entrada aos benefícios sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, entre outros, sempre vinculados ao CadÚnico (Cadastro Único).

Serviços

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Também cabe aos Centros de Referência, a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Desta forma, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Partindo do conhecimento do público do território onde está instalado, as equipes dos CRAS podem apoiar ações comunitárias por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Como frequentar?

Procure o CRAS mais próximo da sua casa. Todos os serviços são gratuitos. (fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf)

Texto: Adriana Carvalho – FOTOS, Luana Nascimento e Adriana Carvalho