54ª edição da Corrida do Pouso Alegre marca penúltimo dia do ano em Franco da Rocha

No último domingo (30), ocorreu a tradicional Corrida do Pouso Alegre. O evento, que neste ano chegou a sua 54ª edição, reuniu mais de 200 corredores e foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a empresa Corrida e Aventura, especializada em esportes e turismo.

Veja fotos do evento.

Pouco antes da largada a secretária-adjunta de esportes, Silmara Ciampone, desejou boa corrida a todos e falou sobre o número de participantes do percurso em 2018. “Neste ano tivemos uma boa adesão, chegamos a 234 corredores. É um estímulo para já pensarmos na corrida do ano que vem”, comemorou.

Animada, Silmara enfrentou ao lado dos participantes, o calorão de quase 30 graus para fazer o percurso todo.

O ponto de partida dos corredores aconteceu na rua Irmagard Draeger, ao lado da praça José Athademos, também conhecida como Praça do Pouso Alegre. Percorrendo 7,3 km, os participantes seguiram pela rua São João, em direção ao centro da cidade, passando ainda pela Av. Sete de Setembro e pela Av. Giovani Rinaldi, no Parque Vitória, para então retornarem à praça e concluírem o trajeto.

Enquanto todos aguardavam o primeiro corredor a ultrapassar a linha de chegada, um simpático senhor conversava com os familiares e amigos dos corredores. Antônio Santos, mais conhecido como seu Lescope, é um antigo morador do bairro e conhece muitas histórias de Franco da Rocha. Quando era mais novo, chegou a trabalhar no Hospital do Juquery, onde fez muitas amizades. Ele lembra que assistiu à primeira Corrida do Pouso Alegre, em 1964. “No início os esportistas corriam à noite, exatamente na virada do dia 31 para o 1º dia do ano. Era emocionante”, afirmou.

Lescope, que hoje está com 71 anos, chegou a participar de algumas edições da prova. “Corri à noite também e terminei em 4º lugar. De lá pra cá vi muitos franco-rochenses ganharem a corrida e sempre que posso, venho aqui acompanhar. É uma diversão para o povo”, contou orgulhoso.

Após 22 minutos e 42 segundos de prova, Fabio Ramos dos Santos cruzou a linha de chegada. Atleta de elite, ele destacou que treina desde 2010 e participa de outras importantes maratonas e circuitos pelo Brasil. “Eu gosto muito de participar da corrida aqui em Franco. Em 2014 também corri e fiquei em primeiro lugar. Só tenho a agradecer, sinto muito orgulho por estar aqui”, comentou.

Cerca de um segundo depois, Jefferson Assis de Souza também despontou na chegada. Comemorando muito, ele recebeu o abraço do colega Fabio – em 2017 Jefferson foi o primeiro colocado na classificação geral.

Em seguida, com o tempo de 24 minutos e 50 segundos, Edinaldo José da Costa, morador de Franco da Rocha, cruzou a linha de chegada, sendo o primeiro colocado entre os munícipes.

Na categoria geral feminina, Janaina Aparecida Minas, também moradora da cidade, cruzou a linha com a marca de 31 minutos e 29 segundos. Ela é bicampeã da Corrida do Pouso Alegre e, para comemorar, levou consigo as medalhas que recebeu em outra competição deste ano, a Copa Cimbaju, evento esportivo realizado entre as cidades da região.

Sílvia Correa e Mayara Christina chegaram logo em seguida, com um tempo de 32 minutos e 5 segundos e 32 minutos e 47 segundos, respectivamente.

Todos os participantes receberam medalhas e os primeiros colocados levaram ainda um troféu para casa.

Confira a classificação

Masculino
1° – Fabio Ramos dos Santos
2º – Jefferson Assis de Souza