Franco recebe novos profissionais do Programa Mais Médicos

Na última quarta-feira (9), a cidade recebeu oito novos profissionais integrantes do Programa Mais Médicos Brasil. Os médicos, que aderiram ao último edital do projeto direcionado a brasileiros e estrangeiros com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil, foram recebidos pela secretária de Saúde, Lorena Oliveira.

Os profissionais atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Franco da Rocha, integrando o Programa de Saúde da Família, que hoje é responsável pelo atendimento de cerca de 4.500 pessoas por equipe. As seguintes unidades receberão os médicos: Parque Lanel, Mato Dentro, Centro, Vila Bela, Parque Vitória, Jardim Luciana, Vila Rosalina e Monte Verde.

Durante o encontro, a secretária apresentou ao grupo toda a rede de saúde do município, além do perfil epidemiológico da região.

A chegada dos novos médicos ocorre em substituição às vagas que ficaram em aberto após a saída dos profissionais estrangeiros, que atuavam na cidade por meio de uma cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com o governo de Cuba, que decidiu encerrar a parceria com o Brasil em novembro do ano passado.

Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente o município conta 19 médicos que compõem as equipes do Programa Saúde da Família. Em 2014, o quadro chegou a totalizar 26 profissionais. Ainda não houve liberação do Ministério da Saúde para reposição das outras sete vagas remanescentes.

Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê ainda mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses médicos.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Saúde)