Secretaria de Cultura prepara segundo evento para elaboração de projetos para o ProAC

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizará no dia 30 deste mês, às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, o segundo evento oficial para divulgação e elaboração de projetos para o edital do Programa de Ação Cultural (ProAC Municípios), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Durante a atividade, a gestora e produtora cultural Ana Mesquita, desenvolverá tópicos teóricos relacionados à elaboração de projetos culturais, para auxiliar os participantes a transformarem suas ideias em projetos que possam concorrer ao apoio.

O ProAC Municípios, cujo edital foi lançado em 18 de dezembro, tem como objetivo selecionar 10 projetos culturais da região do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Juquery (CIMBAJU), que inclui além de Franco, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Mairiporã, para serem realizados em Franco da Rocha neste ano, em todas as áreas e segmentos artísticos, criativos e de preservação do patrimônio material e imaterial.

As inscrições dos projetos devem ser feitas até o dia 1º de março, no portal Mapa da Cultura de Franco da Rocha, disponível neste link.

O que é PROAC?

O Programa de Ação Cultural é um concurso público que tem por objetivo selecionar 10 projetos culturais de caráter privado e independente relativos à criação, circulação, difusão e/ou formação artística e cultural, a serem executados nos municípios. As propostas vencedoras receberão R$ 25 mil cada, para desenvolver as atividades.

De forma ampla, o Estado pretende mapear, reconhecer e fomentar a produção cultural regional; promover a transparência e democratização dos recursos públicos destinados a projetos culturais, além de ampliar a oferta de bens e serviços culturais aos habitantes das cidades selecionadas.

Quem pode apresentar e que tipo de projeto será aceito?

Cada pessoa física ou jurídica poderá apresentar uma proposta à Secretaria Municipal de Cultura. Para tanto, obrigatoriamente o proponente deverá residir em Franco da Rocha ou na região do CIMBAJU.

Conforme descrição específica, os projetos podem ser nas seguintes áreas:

Música; artes visuais; artes plásticas; audiovisual; performance; teatro, dança; moda; circo; hip hop; shows; festivais; saraus; literatura; poesia; artesanato; culturas tradicionais; culturas populares; interlinguagens; cultura digital; comunicação; cultura LGBT; patrimônio material e imaterial; formação e profissionalização para gestão e mediação cultural; processos que incluam o conceito de cultura na sua dimensão antropológica, como modos de vida e consolidação de identidades; economia solidária e criativa.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)