Caps Infantojuvenil de Franco da Rocha recebe equipe de saúde de Atibaia

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) de Franco da Rocha, referência na região pelo atendimento a crianças e adolescentes em sofrimentos mentais graves e persistentes, recebeu na última terça-feira (5), uma equipe de profissionais da saúde vindos da cidade de Atibaia para conhecer a unidade.

Sílvia Sirena, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, está coordenando a implantação do ambulatório de saúde mental infantojuvenil no município e esteve no CAPS i com um grupo de profissionais para captar informações sobre processos e diretrizes necessárias para habilitação do serviço na cidade.

O grupo foi recebido pela gerente da unidade, Carolina Malins. Durante a conversa ela mostrou toda a estrutura administrativa do local, além de compartilhar fluxos de atendimentos e planos terapêuticos.

Um dos assuntos levantados no encontro foram as estratégias de atendimento a demandas que tem aumentado cada vez mais, como os casos de autismo, depressão e tentativas de suicídio. Em Franco, uma das formas de tratamento para esses pacientes é promover uma articulação com toda a rede de apoio, que envolve outros importantes equipamentos voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), conselho tutelar, secretarias de saúde, de esporte e cultura.

“Aqui nós procuramos envolver os frequentadores da nossa unidade em atividades externas, muitas vezes envolvendo música, dança, oficinas culturais, esportes, como a capoeira, que muitos pacientes gostam de praticar. Tudo isso foi construído por meio de reuniões intersetoriais que promovemos com frequência”, afirmou Carolina.

Outra importante estratégia aplicada no CAPS infantojuvenil é o incentivo a participação da família no tratamento dos pacientes. Essa parceria permite uma melhor abordagem e possibilita um diagnóstico mais preciso.

Ao final da reunião, Sílvia falou sobre a importância da visita. “Saber que o CAPS i está de portas abertas nos motivou muito para estarmos aqui e ficamos impressionados com a estrutura, o respeito aos usuários, toda a dinâmica e qualidade do serviço. Temos o município de Franco da Rocha como referência no atendimento à saúde mental e isso nos motiva a buscar excelência”, concluiu.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)