Exposição “Mulheres e suas Lutas” apresentou trabalhos realizados por jovens da Fundação Casa

Dar visibilidade aos jovens que cumprem medida socioeducativa em regime de internação na cidade de Franco da Rocha, e formar um canal de diálogo com a comunidade, abordando um tema tão atual e urgente como o debate sobre o machismo. Esse é o objetivo da exposição “Mulheres e suas Lutas”, mostra de trabalhos exibida na Biblioteca Caio Graco da Silva Prado, na última quinta-feira (14).

A exposição é resultado das atividades desenvolvidas pelos jovens e adolescentes nas oficinas de Arte e Cultura, organizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e pela Fundação Casa, com o apoio prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Os arte educadores, responsáveis por ministrar as oficinas com os garotos acompanharam a exposição. Chai, Camilo Bazzo, Ronaldo e o Mestre de capoeira Weliton Ferreira, conhecido como Pererê.

Partindo do tema ‘Mulheres e suas Lutas’, os alunos das turmas de Artes do Corpo (dança de rua e capoeira), Arte das Palavras (literatura periférica e rimas) e Artes Visuais (desenho, escultura, grafitti, história em quadrinhos, pintura em tela) elaboraram músicas, poesias, textos e pinturas para se manifestarem contra o machismo e a desigualdade de gênero, destacando as batalhas enfrentadas no dia a dia pelas mulheres periféricas.

Além de suscitar o debate cada dia mais urgente sobre igualdade de direitos para as mulheres e reconhecimento das lutas femininas, o evento foi pensado como uma oportunidade para ressignificar o contato da comunidade com os adolescentes que cumprem medida de privação de liberdade nos Centros de Internação (CIs), mostrando um pouco do seu cotidiano e das ações realizadas na Fundação.

Marielle Franco: inspiração e luta

A data da exibição dos trabalhos não foi escolhida por acaso. No dia 14 de março completou-se um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco. Mulher negra, ativista pela causa dos direitos humanos, que lutava contra os abusos cometidos contra as comunidades carentes e militava em favor dos direitos das mulheres e dos LGBTs.

Toda a luta travada por Marielle durante sua carreira foi utilizada para inspirar os trabalhos feitos pelos jovens. O rosto da vereadora, pintado de diferentes formas na exposição, estava presente em todo o ambiente da Biblioteca Municipal, simbolizando a importância de levar adiante o seu legado e as causas defendidas por ela.

Para conhecer um pouco da produção dos jovens, os alunos das oficinas culturais oferecidas pela prefeitura também participaram do evento, colaborando com a leitura de poesias e aplausos de incentivo aos garotos da Fundação Casa.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).