Oficinas Culturais de 2019 têm atividades gratuitas voltadas para diversos públicos

Como forma de explorar o Espaço Juquery Art, a Prefeitura, por meio da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, oferece oficinas para que os munícipes possam aproveitar variadas atividades totalmente gratuitas, que atingem diversos públicos e promovem desenvolvimento criativo e artístico, com professores de muito prestígio na área, que te darão todo o suporte necessário.

As inscrições devem ser feitas neste formulário.

Conheça um pouco mais sobre algumas dessas atividades.

Coral Cênico Percussivo

No intuito de incentivar o interesse dos jovens na área musical, o Coral Cênico Percussivo oferece o estudo da música por meio do canto coral, e da percussão corporal, envolvendo técnicas teatrais que trabalham expressões faciais e corporais, de grande importância no aperfeiçoamento da atividade apresentada.

Os benefícios obtidos nesse processo são: autoconfiança, sensibilização a audição, analise crítica do ambiente sonoro, entendimento e conscientização dos elementos sonoros e construções musicais, técnicas criativas e espontânea. Qualidades essas que se trabalhado desde a infância, refletirá no desenvolvimento da personalidade, que se mostrará útil em diversos aspectos da vida da criança.

As aulas acontecem todas as terças-feiras no Espaço Juquery Art, localizado na avenida dos Coqueiros, número 300, próximo ao Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens, nos seguintes horários.

Das 10h às 11h30 (de 8 a 13 anos)
Das 13h às 15h (de 8 a 13 anos)
Das 15h às 17h (para maiores de 14 anos)

Musicalização Infantil

É comprovado cientificamente que somos expostos a responder incentivos musicais mesmo antes de nascer, reconhecendo os elementos de ritmo através de vibrações, pulsações, ou até mesmo pelo reconhecimento da voz da mãe.

Dando continuidade as nossas atividades musicais, a oficina de Musicalização Infantil apresentará às crianças uma experiência totalmente nova e impactante, despertando expressões artísticas até então desconhecidas para eles, contribuindo para o desenvolvimento de traços que os ajudem a lidar com situações difíceis do cotidiano.

Dentre esses aperfeiçoamentos podemos destacar aumento da concentração, disciplina pessoal, equilíbrio emocional, aperfeiçoamento das qualidades auditivas, e melhoria tanto no trabalho individual como em equipe.

As aulas acontecem todas as terças-feiras e quartas-feiras no Espaço Juquery Art, localizado na avenida dos Coqueiros, número 300, próximo ao Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens, nos seguintes horários.

Das 9h às 10h (de 5 a 7 anos)

Das 18h30 às 19h30 (de 5 a 7 anos)

A Professora regente responsável pelas duas oficinas é Roberta Forte, Mestra em Educação musical pela Faculdade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, possui um extenso currículo, que vai desde educadora musical, regente, compositora, preparadora vocal, à diretora musical, com envolvimento em várias modalidades como dança, teatro e até mesmo literatura.

Seus quatorze anos de experiência a possibilitou de mostrar como o estudo musical por meio de projetos, composições, cursos, gravações e shows, possui grande relevância e importância no ambiente escolar, atingindo desde crianças a adultos.

Xilogravura

De origem chinesa, a Xilogravura consiste na técnica de entalhar diretamente na madeira alguma imagem, com o auxílio de um objeto cortante, logo após é passado tinta sobre a superfície em alto-relevo, e depois é transferido a imagem para o papel ou a um tecido, se assemelhando muito ao processo de carimbo.
A oficina possibilitara ao aluno uma visão atualizada inicial e panorâmica da gravura, conhecendo a abordagem histórica prática, crítica e filosófica, conhecendo as cartelas de cores sobreposição, rotação de matrizes, expansão gráfica e identidade poética.

O profissional Edmar Almeida é pós-graduado em Artes e Linguagens, desde de 2010 atua como artista interdisciplinar e dedica suas pesquisas às artes gráficas e performatividade. Entre 2017 e 2018 participou de duas grandes residências artísticas, uma na Funarte SP e outra de grande importância dentro do Complexo Hospitalar do Juquery. Recebeu menção honrosa em 2012 pela Secretaria Estadual da Educação por desenvolvimentos de projetos na arte-educação.

As aulas acontecem todas as segundas-feiras e terças-feiras no Espaço Juquery Art, localizado na avenida dos Coqueiros, número 300, próximo ao Centro de Vivências em Múltiplas Linguagens, nos seguintes horários.

Das 9h às 11h ou das 14h às 16h; (para maiores de 18 anos)

Das 9h às 11h ou das 14h às 16h; (para os maiores de 12 anos)

(Texto: Danielle Magalhães – Arte: Dalmir Junior)