Roda de conversa no CRAS Monte Verde teve programação especial ‘Por elas, Pra elas’

Na tarde da última quarta-feira (27), aconteceu uma Roda de Conversa especial em homenagem ao mês das Mulheres no CRAS Monte Verde, organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município. O encontro ocorre a cada 15 dias, mas este, em especial, teve uma programação voltada à semana do projeto Por elas, Pra elas.

As moradoras junto a palestrante Fabia Pierangeli, que participa de várias oficinas e ministra cursos na cidade, falaram sobre a questão do feminicídio e como isso interfere em suas vidas.

No começo da reunião foram espalhadas imagens no chão que eram de cunho familiar aos presentes, e serviu para auxiliar na apresentação das participantes, que com o decorrer da atividade se sentiam mais seguras e abertas para falarem de suas próprias experiências.

Ao entrarem no assunto do aumento da violência contra as mulheres, elas foram muito enfáticas em afirmar que esse problema tem raízes que diz respeito a base familiar, no qual o indivíduo foi submetido durante toda a vida, mas que isso não justifica achar que tem o direito de agredir fisicamente ou psicologicamente alguém.

Novas gerações

De acordo com a palestrante, é necessário ensinar as novas gerações, e é preciso prestar atenção em pequenos sinais abusivos que o parceiro possa ter logo no começo do relacionamento, ações essas que muitas das vezes são interpretadas com forma de amor e acabam sendo naturalizadas.

Fábia reiterou que cada uma tem seu próprio jeito de lidar com os problemas, pois as vivências de cada individuo são diferentes, e isso interfere diretamente na personalidade da pessoa “Cada mulher reage de um jeito frente a uma situação de perigo, algumas aprendem a diferenciar certas atitudes de acordo com as suas experiências, mas isso não é regra para todas” afirma.

Trabalhando com os sentimentos

E no fechamento da reunião, como forma de registrar os sentimentos e sensações abafadas por uma sociedade que poderia oferecer mais apoio as vítimas, as participantes fizeram um painel para externar aquilo que estavam sentindo naquele momento, dando voz também a todas as mulheres que sofreram algum tipo de violência.

O painel continha frases de incentivo da luta pela causa como “Paz, Amor e Respeito”, “Justiça”, “Feminicídio é crime”, “Mulheres em luta”, “Chega de violência”, “Dê mais valor a nós mulheres” e várias outras frases que resumiam muitas das coisas que queriam dizer, mais que em muitas ocasiões foram caladas.

As interessadas em participar dessa ou de outras rodas de conversa podem se dirigir ao CRAS, localizado na estrada Vargem Grande, número 95, Parque Monte Verde, saiba mais informações sobre as datas das reuniões ou ligue para 4800-5111.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).