Atrações do Circuito Sesc de Artes divertem público em Franco da Rocha

Sexta-feira (29), tarde ensolarada, céu azul e clima agradável, temperatura ideal para tirar os franco-rochenses da rotina e convidá-los a ocupar a Praça Caieiras com música, literatura e arte. E foi exatamente isso que o Circuito Sesc de Artes fez, apresentando ao público intervenções artísticas, musicais, além de teatro, circo, dança e tecnologia.

O evento foi organizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com a prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Veja fotos do circuito.

Enquanto o palco era montado, uma bicicleta equipada com balões, livros, bilhetinhos com trava-línguas, histórias e poemas circulava pela praça, atraindo o olhar encantado das crianças e a curiosidade dos adultos. As artistas Fabiana Mello e Luana de Lucca eram seguidas pelas crianças, que se divertiam com a alegoria.

No canto esquerdo da praça, foi montada uma mesa com tecidos, papéis, cola, barbante e muito brilho para as crianças confeccionarem seus próprios brinquedos. Como resultado, os pequenos fizeram asa de borboleta, cauda de dragão e uma moderna luminária mosaico, que refletia luzes de todas as cores.

Argolas, malabares, brinquedos de madeira, corda e pernas-de-pau também estavam espalhados pelo local, como um convite para quem passasse pela rua: era só chegar e brincar! Matheus Ricardo, de 10 anos, se identificou com a prancha de equilíbrio. A mãe, Cícera, observava o pequeno se equilibrar nas abas do brinquedo. “Dá até um frio na barriga ver ele tentando ficar em pé nisso”, comentou. Enquanto Matheus brincava, o instrutor explicou que todos os objetos eram inspirados em técnicas circenses.

Mais tarde, a trupe do Teatro de Gravata, entrou em cena para apresentar a peça “As artes malasartes: a viagem de Pedro Malasartes”. Munidos de pandeiro, tambor, violão, sanfona e chocalho, os atores levaram poesia, música e história para a plateia que, em troca, distribuiu sorrisos e gargalhadas com as peripécias do esperto Pedro Malasartes.

Como num picadeiro a céu aberto, o Grupo Parque do Circo divertia a criançada. Pernas-de-pau gigantes, acrobacias, cambalhotas e piruetas eram vistas pela rua.

Cecília, mãe de João Pedro, de 10 anos, conta que havia acabado de buscá-lo na escola quando viu a movimentação na praça. Animado, ele vestia asa e cauda de dragão, enquanto se divertia com a apresentação de circo. “Eu acho muito legal fazer brincadeiras ao ar livre. As crianças já ficam muito presas em casa, na escola. Ver tudo assim na rua surpreende a gente”, conta Cecília.

Finalizando o dia de atividades, a banda franco-brasileira Cao Laru apresentou canções que vão do leste europeu ao nordeste brasileiro, fazendo uma conexão musical entre o Brasil e a França.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)