II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa debate os desafios do envelhecimento

Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas, esse foi o tema da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu no sábado (29), na ETEC Franco da Rocha.

O evento, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu moradores, funcionários da pasta e frequentadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Na abertura da reunião estiveram presentes a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Maria Ribeiro, o presidente do Conselho da Saúde, senhor José Manoel, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Maria Lucia Laurini, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Elen Priscila Palandi Barbosa, além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eda Gomes Lambert.

O cerimonial da conferência ficou por conta da senhora Zenaide Domingos, frequentadora do CRAS Lago Azul. Confira fotos do evento.

Em sua fala, Ana Maria ressaltou a importância do evento para o município. “A Conferência Municipal da Pessoa Idosa evidenciou um marco importante em Franco da Rocha, pois num momento delicado como o que vivemos, especialmente nos direcionamentos da política nacional, como benefícios, reforma da previdência e reforma trabalhista, foi importante e fundamental a participação social nas conferências, a fim de elaborar propostas que garantam os direitos já adquiridos e o avanço na construção de políticas mais efetivas para a pessoa idosa”.

Em seguida, foram formados grupos de discussão para elaboração de projetos sob os seguintes eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das políticas públicas, Educação: Assegurando direitos na emancipação humana, Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e Conselhos e Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

As Andorinhas do Lago Azul, grupo formado na unidade do CRAS do bairro, também marcou presença no evento, tocando os clássicos da viola caipira e da música regional.

Na próxima etapa, as diretrizes aprovadas sob os quatro eixos serão apresentadas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, em local a ser definido.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).