Grupo de Ações Educativas e Preventivas da Guarda Civil Municipal recebe fundador do Projeto Bilu

Agentes do GAEP (Grupo de Ações Educativas e Preventivas) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha receberam na terça-feira (26), José Luis Oliveira, fundador do Projeto Bilu – organização não governamental dedicada a mudar a vida de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

No encontro, realizado na sede da guarda, estiveram ainda a coordenadora, Lorena Santos e Zuri Saday, monitora educativa do projeto, além dos agentes da Guarda Civil, Naima Albuquerque, Comandante Elias Domingos e a coordenadora do GAEP, inspetora Conceição Gomes.

O Projeto Bilu, cuja sede fica na cidade de Caieiras, já atendeu mais de 130 mil crianças e adolescentes com ações como construção de orfanatos, casas lares, centros de atividades comunitárias e programas de combate à fome, desnutrição infantil.

As ações acontecem em defesa das crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade dentro e fora do país, já tendo sido levado aos Estados Unidos, África do Sul, Haiti, El Salvador e Cuba.

Outras frentes de atuação do projeto tem sido o combate à pedofilia, agressões doméstica e abandono de crianças. Para isso o programa foi levado do centro até os bairros mais afastados, organizando campeonatos esportivos, gincanas culturais e eventos recreativos, além de campanhas que promovem os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

De acordo com a inspetora Conceição, o encontro agregou muito ao trabalho que já é feito pelo GAEP em Franco da Rocha. “Assim como o Força Jovem, o Bilu age também na prevenção e no resgate de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, então é mais uma ferramenta com a qual podemos contar”, contou.

O Programa Força Jovem consiste em palestras educativas sobre violência, álcool e drogas, que são ministradas nas escolas estaduais, com foco no primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho inicia pela demonstração de drogas lícitas e suas variedades como álcool, tabaco e narguilé

A sintonia entre os agentes da Guarda e os fundadores do Projeto Bilu resultou na criação de uma terceira proposta: o Projeto Fora das Sombras. Conceição afirma que a exemplo do trabalho feito pelo GAEP, o objetivo é falar sobre abuso, violência doméstica, bullying, entre outros assuntos delicados com os estudantes da rede municipal, para prevenir e detectar situações de perigo e vulnerabilidade.

“O Grupo de Ações Educativas e Preventivas já vem fazendo um trabalho de conscientização nas escolas do município e agora, por meio desse encontro com José Luis, decidimos batizar essa ação de Projeto Fora das Sombras. A ideia é tratar desses assuntos com palestras e rodas de conversa para retirar as crianças das sombras para que voltem a sorrir e encontrem apoio, seja psicológico ou social”, detalhou Conceição.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: GCM)