Professores de escola municipal recebem aulas de xadrez

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Secretaria da Educação, estruturou um projeto pioneiro que oferece oficinas de xadrez e damas para pessoas de todas as idades.

Dando continuidade a essa iniciativa, a EMEB Padre Egydio José Porto recebeu na tarde da última segunda-feira (15) o professor e treinador de jogos da mente, Felipe Duarte, que leciona há pelo menos 10 anos, para difundir ainda mais essa arte nas escolas.

O público da vez foram os professores polivalentes, de educação física e artes, com o intuito de aprender mais do esporte para poder trabalhar a atividade como ferramenta educacional dentro de sala. Eles se mostraram muito interessados e focados em aprender a técnica passada pelo treinador, mesmo sendo para muitos deles o primeiro contato com jogos de tabuleiro.

Conhecendo mais sobre o xadrez

Um dos jogos mais antigos do mundo, com pelo menos 1500 anos de existência, o xadrez requer pensamento rápido, mas paciência é a chave para se ter sucesso em uma partida.

É uma atividade que une todas as idades e desenvolve foco estratégico, ajudando a construir importantes qualidades de caráter.

As partidas acontecem em um tabuleiro, entre dois adversários de lados opostos, que contém 64 casas de cores alternadas. Cada jogador tem 16 peças: 1 rei, 1 dama, 2 torres, 2 bispos, 2 cavalos e 8 peões, com o objetivo de aplicar o xeque-mate no rei adversário.

É importante desmistificar a ideia de que os esportes da mente são difíceis ou que são “para poucos”, pois os benefícios proporcionados são inúmeros como o estímulo à concentração, incentivo ao uso da criatividade, desenvolvimento e formação de pensamento estratégico, trabalha a confiança dos praticantes e ainda exercita ambos os lados do cérebro.

Portanto, os benefícios e a propagação dessa arte têm demonstrado o quanto os jogos de tabuleiro podem ser aprendidos com facilidade em consonância às diversas possibilidades de utilização do jogo como ferramenta pedagógica riquíssima, promovendo desenvolvimento mental e social.

Ficou interessado em aprender?

Confira os horários, dias de funcionamento e locais da oficina de dama e xadrez:

CSU: Localizado dentro do parque municipal, na rua Nelson Rodrigues, 400 – Centro
– Terças e quintas-feiras – Das 18h30 às 22h (competição)
– Quartas e quintas-feiras – Das 13h às 15h (iniciantes)

CIE: Localizado na Estrada da Divisa, Parque Vitória S/N

Sextas-feiras – Das 13h às 16h (iniciantes)

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Equipe Esporte)