Unidade Móvel de Artes e Cultura do SESI chega à cidade promovendo diversão e aprendizado

Os livros sempre escondem uma surpresa, pois a cada página virada uma nova história nasce. As crianças da EMEB Alekssandra Aparecida Siqueira da Silva, descobriram na tarde desta terça-feira (24), na Unidade Móvel de Artes e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria), o quanto os livros podem ser tão emocionantes e divertidos como brincar com um amigo.

A atração é oferecida pelo SESI, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e estará em funcionamento até 5 de maio, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, com programação especial para as escolas da rede municipal e para o público em geral.

Os alunos dos 1º e 2º anos puderam desfrutar de uma tarde repleta de animação e aprendizados. Muito atentos a tudo que a contadora de história dizia, aprenderam um pouco mais sobre a cultura africana, e até mesmo dançaram e cantaram músicas no próprio dialeto africano.

Ao final, a contadora trouxe mais títulos para serem lidos e compartilhados junto aos colegas, promovendo a interação entre si. Títulos como: “A casa sonolenta”, “Três contos africanos” e “Óculos de biscoito” chamavam a atenção das crianças, que a cada leitura ficavam eufóricas em contar as novas descobertas adquiridas.

A importância da leitura

Ferramenta essencial na vida do ser humano, o hábito de leitura carrega inúmeros benefícios que atingem diversas faixas etárias, pois melhora o funcionamento do cérebro devido aos estímulos neurais proporcionados, além de impulsionar a criatividade e a formação de senso crítico.

Pensando nisso, a diretora Luciana Paula da Silva, que foi acompanhar os alunos na roda de leitura, reiterou a importância desse tipo de atividade. “Devido morarem em um bairro distante, dificilmente os pais proporcionam esse momento de lazer, como cinema e teatro, então esse tipo de oportunidade é o único acesso que eles possuem para o crescimento cultural”.

Plataforma móvel

Como forma de incentivar o estímulo ao desenvolvimento cultural e artístico, a unidade móvel de Artes e Cultura SESI, promove o encontro entre a literatura, cinema, música e arte eletrônica, tudo em um só lugar.

As atividades oferecidas variam entre eventos literários, contação de histórias, exposições, mostras de cinema e oficina de criação artística.

O grande diferencial dessa biblioteca é que por ser móvel consegue atingir grande parcela de pessoas, que muitas das vezes não teriam acesso a esse tipo de lazer devido à dificuldade de locomoção.

Possui um acervo de livros com mais de 3 mil títulos dedicados às diversas faixas etárias, além de uma Gibiteca que tem mais de 2 mil títulos de histórias em quadrinhos, que abrange a todos os gostos; dos super-heróis a renomadas romances gráficos.

E para os amantes da música que curtem variados gêneros, também podem conferir as centenas de canções armazenadas digitalmente para apreciação dos usuários. Os filmes de longa e curta-metragem, animações, shows e documentários também integram o acervo.

Confira agora os horários, oficinas e dias disponíveis para curtir a atração.

Estêncil/graffiti

Irá promover uma roda de conversa para expor os estilos desenvolvidos com o graffiti, proporcionando uma vivência com a confecção e pintura de estêncil.

Público alvo: Interessados em geral a partir de 14 anos. 24 de abril e 1° de maio, quartas-feiras, das 15h às 18h

Light painting

Atividade que utiliza da luz de forma inusitada para fazer desenhos, usando lanternas e máquinas fotográficas.

Público alvo: a partir de 8 anos. 27 de abril e 4 de maio, sábados, das 16h às 18h.

Oficina “Dando vida aos objetos”

Simples objetos como talheres, clipes de papel, canetas, e lápis podem ser o ponto de partida para a criação de personagens e desenhos divertidos. A oficina visa estimular a confecção de novas criações para o estimular a criatividade

Público alvo: a partir de 8 anos. 28 de abril, domingo, das 15h às 17h.

Colagem

Personagens divertidos e cenários inusitados podem começar a ser construídos a partir da seleção de fotos, estampas, desenhos, formas, texturas e cores variadas. Os participantes podem trazer revistas e outros materiais para cortar durante a oficina, mas não é obrigatório.

Público alvo: a partir de 8 anos. 23 de abril, terça-feira, das 16h às 18h. 5 de maio, domingo, das 15h às 17h.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Orlando Junior)