Franco da Rocha recebe o espetáculo “Um bravo canto para desatar os perversos nós”

Falar de assuntos como discriminação racial, política, desigualdade, corrupção e a opressão sofrida pelo povo: esse é objetivo do espetáculo “Um bravo canto para desatar os perversos nós”, que acontecerá no sábado (4), no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, às 20h.

A montagem é oferecida pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro.

O ator Luiz de Assis Monteiro começa a apresentação cantando “coco de embolada” um gênero musical nordestino derivado do repente e faz um aquecimento com plateia tocando o seu pandeiro.

A partir deste aquecimento, o espetáculo se inicia com o ator fazendo uma crítica sobre a necessidade da poesia no mundo, frente ao universo da globalização e da chamada era tecnológica, trazendo clássicos da literatura como Machado de Assis, Juvenal Galeno, Raimundo Santa Helena, entre outros grandes nomes para declamar poemas, desde os clássicos, como o gênero erudito até a literatura popular e de cordel.

Assis Monteiro faz ainda um convite ao público para refletir sobre a questão do racismo e da discriminação no Brasil, apresentando o comovente poema Negro Serafim, de Rossine Camargo Guarnieri. Aproveitando a deixa do poema, ele questiona sobre o desaparecimento do pedreiro Amarildo, morto pela polícia, em 2014, no Rio de Janeiro.

Em um momento singelo e de rara beleza, Luiz apresenta Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e que deságua nos versos de Patativa do Assaré, poeta cearense.

No final do espetáculo o ator deixa para o público o sentimento e a necessidade de lutar por dias melhores e por um país mais justo.

Anote na agenda:

Espetáculo: Um bravo canto para desatar os perversos nós
Data: 04 de maio (sábado)
Horário: às 20h.
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n – Centro

(Texto: Gabriela Saça – Arte: Jonathan Agrinfo)