Residência Artística ‘Organicidades’ selecionará três artistas para trabalhar em projetos relacionados com o município

No intuito de explorar todas as riquezas artísticas e culturais que a cidade tem para oferecer, a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, abre inscrições para a residência artística ‘Organicidades’.

A iniciativa visa selecionar projetos para uma experiência de investigação coletiva que toma a cidade como ponto de partida, para a criação artística em diversas linguagens.

Organicidade nasceu a partir do interesse em comum de cinco artistas em desenvolver uma investigação artística, colaborativa e interdisciplinar além dos portões do Complexo Hospitalar do Juquery. Selecionado por meio do I Edital de Fomento à Cultura de Franco da Rocha, realizado por meio do PROAC Municípios, tem inscrições abertas até 13 de maio.

A iniciativa visa selecionar três artistas maiores de 18 anos residentes em Franco da Rocha, que trabalharão em conjunto com os cinco criadores do projeto.

Será permitido somente a inscrição de um trabalho por candidato, nas categorias linguagens de desenho, pintura, fotografia, gravura, performance, vídeo, instalação, música e arte sonora. Os trabalhos precisam ser autorais e inéditos, mas também serão aceitos os que estejam em desenvolvimento em qualquer estágio de carreira.

Como vai funcionar?

Com duração de 10 dias, a residência artística oferecerá ateliê coletivo, atividades de produção artística, e encontros de orientação dos artistas organizadores ao longo do processo.

É necessário que o candidato declare disponibilidade para frequentar obrigatoriamente o local, que contará com alimentação para os participantes, e uma verba de apoio no valor de R$ 500, para cobrir as despesas dos materiais das produções realizadas.

Ao final do período de criações, as obras e registros feitos estarão em exposição ao público. Os artistas também farão parte de uma conversa aberta para compartilhar as experiências vividas e mostrar os conceitos utilizados na realização do projeto.

Cronograma diário

Produção artística: das 14h às 20h
Encontros de orientação: das 18h às 20h

Para realizar a inscrição acesse o link http://organicidades.com.br ou pela página do projeto https://www.facebook.com/organicidades/ e preencha o formulário online.

(Texto: Danielle Magalhães – Arte: Organicidades)