Sede da Guarda Civil Municipal completa dois anos e guardas falam sobre as mudanças

A nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha completa 2 anos neste dia 1º de maio, data em que é celebrado o Dia do Trabalhador. Lembre como foi o dia da inaguração do local

Dois anos que a cidade recebeu um prédio novo, mais adequado e moderno para que a Guarda Municipal de Franco da Rocha pudesse desenvolver suas ações com o conforto que precisava e a qualidade que a cidade merece, em um local amplo, organizado e agradável de se conviver. veja algumas fotos da evolução da guarda

A antiga unidade, que era no mesmo local, tinha poucas salas (eram apenas quatro cômodos), e sequer um espaço adequado para troca de roupa, como conta o comandante geral da GCM, Elias Domingos de Oliveira, que está há 13 anos na corporação. “Muita coisa mudou para nós, a base antiga não comportava nosso efetivo. Era uma casinha velha, da época das colônias do Juquery. Nosso vestiário era em um contêiner, um para os homens, um para as mulheres”, veja abaixo como era o antigo vestiário.

O novo prédio, segundo Elias, permitiu avanços: “temos setor de armaria, salas de aula, refeitório decente, vestiários. Inovou a forma de trabalhar, trouxe junto com ela um reconhecimento para os profissionais da GCM, um presente”.

As condições para troca de roupa durante o período de trabalho não eram adequadas. “Era uma forma provisória que ficou por muitos anos, não se tinha ar condicionado, no calor era muito quente e no frio era um gelo lá dentro, pois o material era lata”.

A situação de hoje melhorou muito segundo o comandante. “Temos mais decência para os guardas trocarem de roupa. Isso implica numa série de fatores, o guarda já ficava estressado ao se trocar para trabalhar por falta de condições, agora eles contam com um ambiente confortável para exercer sua função”.

Dessa fase, a Inspetora Conceição Gomes, há 17 anos na guarda e uma das responsáveis pelo projeto GAEP, se lembra muito bem. “Quando eu cheguei morávamos em um cubículo, faltava conforto. Nosso vestiário era numa casa de lata, sem a menor condição”.

Ela faz questão de dizer “morávamos”, porque segundo ela, todo o grupo vive mais tempo na sede do que em suas respectivas casas

“Hoje sou muito feliz, porque nós temos um palácio, e quando olhamos para trás e lembramos de tudo que passamos, nos sentimos guerreiros”, comemorou a GCM.

O mais experiente GCM da corporação atualmente, o guarda Domingos Savio também relembrou da época em que tudo começou na corporação. “Não tinha arma para se trabalhar. Hoje temos muitos equipamentos novos e modernos. A gente sente orgulhoso de ver a guarda crescendo, espero que ela evolua ainda mais”.

Savio hoje atua mais no setor de manutenção, auxiliando no rádio, na armaria, além do serviço de rua e poderá continuar exercendo sua função com mais conforto, todos os dias, na sede da guarda.

Avanços

A GCM de Franco teve alguns avanços ao longo dos últimos anos, como, por exemplo, a aquisição de quatro bicicletas que fazem a Franco-Patrulha no parque municipal, escudos, caneleiras e capacetes, doados pela Fundação Casa, três armas de choque, além das viaturas que circulam pela cidade fazendo o patrulhamento e zelando pela população.

Próximos passos

Segundo o comandante, a base está sendo reconhecida na região por ministrar diversos cursos de formação como o de armeiros, entre outros.

O objetivo é melhorar ainda mais a sede, ampliando os vestiários e fazer uma academia para os GCMs. Outra novidade é a ampliação do sistema de monitoramento da cidade com câmeras inteligentes.

(Texto: Ewerton Geniseli – Fotos: Orlando Junior e arquivo GCM)