1° edição do Hip-Hop da Rocha premiou vencedores das batalhas de breaking e rima

O primeiro festival de Hip-Hop de Franco da Rocha, idealizado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, começou com muita energia no parque municipal Benedito Bueno de Morais. O evento aconteceu no domingo (28), e reuniu pessoas de todas as idades, e até mesmo público de outras partes do Brasil.

As atividades programadas para o dia incluíam batalha de rimas, com direito de resposta do adversário, batalha de breaking (3 x 3) e o estilo 7 to Smoke (1 x 1), mostrando as habilidades no estilo dança de rua.

Em paralelo às outras atividades, houve também o mural de grafite de muita personalidade idealizado pelo professor Mosko e pelas representantes do coletivo Efêmmeras, que produziram 10 painéis que retratam questões do mundo feminino.

Abrindo o festival, a batalha 3 x 3 animou a plateia com músicas e passos sincronizados característicos do estilo, como “Power Moves” (movimentos giratórios) e o chamado “Toprock” (movimentos realizados em pé), levando o público à loucura.

Mãos para cima e muito barulho para os candidatos preferidos: a batalha de rima estava começando e o que a plateia ouvia eram letras sobre a realidade da periferia, resistência e luta.

Mesmo com a forte chuva, os competidores vindos de diversos bairros de São Paulo e até mesmo de outras capitais como Fortaleza e Belém, não se sentiram intimidados ou desanimados, por isso, para que as atividades não fossem interrompidas, o festival foi transferido para o centro cultural.

Os ganhadores

O grupo ganhador dos embates 3 x 3 era composto pelos integrantes B-boys: Vym, Erick Killer e Insano e faturou o prêmio de R$1.000,00. Já nas batalhas no estilo 7 to Smoke, Luan San da cidade de Diadema, ganhou R$300,00 e o troféu da categoria. Na batalha de rima o MC Guilherme Sampaio, de Francisco Morato, levou a melhor e conquistou o prêmio de R$350,00, além do troféu de campeão.

No encerramento rolou a apresentação dos grupos 7ª Linha, que animou a plateia com o seu repertório empolgante, e Caos do Subúrbio, composto por 6 integrantes que fizeram história ao levar suas origens de Franco da Rocha, Francisco Morato e região para todo o Brasil.

(Texto e fotos: Danielle Magalhães)