2ª edição do Festival Soy Loco por Ti Juquery convoca artistas para residência

A organização do Festival Soy Loco por Ti Juquery convida artistas de diversos segmentos a enviarem propostas de trabalhos com ideias inovadoras, para participarem de uma residência com duração de 12 dias de pesquisa e trabalho no Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha.

As inscrições vão até o dia 22 de maio e podem ser feitas clicando aqui.

Serão aceitos inscritos de todos os estados do Brasil, com o objetivo de divulgação e interação do público com as diversas manifestações artísticas.

As propostas, que serão selecionadas pelos organizadores, devem conversar com a história do local e permitir a possibilidade de ressignificá-lá.

O evento, idealizado pela Trapézio Produções Culturais, é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tendo ainda o apoio do Complexo Hospitalar.

Os projetos podem utilizar de forma livre, diferentes camadas de visualidade, sejam elas narrativas pessoais, impessoais, ficcionais, políticas, poéticas, formas silenciosas, gestos, geografias, sonhos, vozes, marcas sobre as relações entre centro e periferia ou extratos do imaginário relacionados à loucura, às noções de vida e a humanidade, problematizando e poetizando os próprios limites do que se entende por arte.

Seleção

Serão selecionados oito artistas de diferentes modalidades como visuais, cênicas, musicais, performáticas, audiovisuais e outras não categorizadas.

Cada profissional receberá o valor de transporte de São Paulo para Franco da Rocha, hospedagem dentro do Juquery e alimentação, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.000 para as criações que forem desenvolvidas.

A residência acontece de 17 a 28 de julho.

Veja abaixo os detalhes para participar:

● A inscrição só poderá ser realizada por artista individual, não serão aceitos grupos ou coletivos.
● Será permitido uma inscrição por proponente.
● Os artistas devem ter mais de 18 anos.
● Os artistas devem participar de uma roda de conversa durante o Festival Soy Loco Por Ti Juquery, que acontece em setembro de 2019, em dia e horário a ser combinado.
● Ao menos um entre os selecionados deve ser morador de Franco da Rocha.
● Os artistas devem ter disponibilidade para permanecer no Juquery durante o período da residência

Anexar no ato da inscrição documento complementar em formato PDF com no máximo 20 MB contendo:
a) Biografia resumida do participante com até 1,5 mil caracteres;
b) Curriculum vitae do participante com até 2 mil caracteres;
c) Portfólio com até 20 imagens de outros trabalhos do participante;
d) Cópia simples e legível da cédula de identidade e CPF ou CNH;
e) Cópia de comprovante de residência;
f) Declaração assinada do artista se comprometendo a participar da Residência Artística nas datas estabelecidas e participar de roda de conversa durante o festival, caso seja selecionado;
g) Uma apresentação do projeto a ser realizado durante a residência. Neste item o artista proponente deverá produzir um material de forma livre, porém espera-se que ele contemple: a história do artista, como ele se relaciona ou pode se relacionar com o Juquery e do que se trata a proposta que ele pretende investigar ou desenvolver durante a Residência.

A lista dos selecionados será divulgada dia 24 de junho no site www.soylocoportijuquery.com e na fanpage do festival no Facebook facebook.com/soylocoportijuquery.

Os artistas serão contatados pela equipe do festival em até sete dias após essa data.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: contato@soylocoportijuquery.com.

Sobre o Festival

Soy Loco por Ti Juquery é um festival de arte e novas mídias que propõe uma ocupação cultural de parte do Complexo Hospitalar do Juquery.

Além de oficinas e rodas de conversa, o festival, gratuito e aberto ao público, busca um encontro entre diferentes olhares, linguagens e trajetórias artísticas, atravessado pela história do Juquery, no intuito de reafirmá-lo como um espaço a ser ocupado pela arte.

A escolha do famoso hospital psiquiátrico como sede propõe o resgate do papel significativo da arte na história da instituição e contribui para a discussão sobre os planos futuros do uso de seu espaço por parte da população.

O nome do festival é uma homenagem à conhecida frase do cantor e compositor franco-rochense Ranulpho Faria, “Soy Loco por Ti, Juquery”, uma referência ao conceito de loucura, indissociável da história do Complexo Hospitalar, na intenção de ressignificá-lo.

A estreia do festival aconteceu em setembro do ano passado, e mais de 1,8 mil pessoas circularam por parte do espaço do Complexo Hospitalar do Juquery para aproveitar a programação artística que ocupou o local.

Veja como foi essa edição

(Texto: Gabriela Saça – Arte: organização do festival)