Com estruturas metálicas para forro instaladas, obra para construção do Terminal Oeste chega na reta final

A obra para construção do Terminal Oeste continua avançando e chegou em 65% de conclusão. A expectativa é de que, dependendo das condições climáticas, no segundo semestre deste ano tudo esteja pronto para os moradores desse outro lado da cidade, que também vão se beneficiar dessa importante obra de mobilidade do município, como aconteceu em novembro de 2015, quando foi entregue o Terminal Leste.

Quanto à obra, até o momento as estruturas metálicas para a colocação do forro já foram instaladas, os pisos de concreto das pistas por onde passarão os ônibus também estão prontos, a interligação entre o terminal e a estação de trens foi concluída, junto com a instalação dos semáforos para organizar a entrada e saída dos veículos.

A partir de agora, segundo o secretário de Infraestrutura e Habitação, Eduardo Martins, falta a parte de acabamento, a colocação do forro, fazer o concreto da plataforma, iluminação, sinalização e o paisagismo que terá no local.

Mais sobre o terminal

O novo terminal ficará onde funcionava a antiga feira aos domingos, ao lado da estação de trens e atenderá, como o nome já diz, as linhas do lado oeste da cidade, como Jardim Luciana, Jardim das Colinas, Bom Tempo, Jardim dos Bandeirantes, entre outras.

A expectativa é que essa obra melhore a circulação dos veículos principalmente na Avenida dos Expedicionários, onde atualmente os ônibus param, atendendo, diariamente, cerca de 25 mil pessoas.

Histórico da obra

Esperado pela população, após a conclusão do Terminal Leste, a prefeitura trabalhou em busca de recursos para realização desta obra.

Em dezembro de 2017, o prefeito Kiko Celeguim assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que viabilizou financeiramente o projeto do novo terminal, por meio do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento). Já em julho de 2018, houve a assinatura para início das obras do novo terminal.

O investimento total para a realização da construção é de pouco menos de R$ 6 milhões.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Orlando Junior)