Novos integrantes do Parlamento Jovem se reúnem com prefeito

Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Kiko Celeguim recebeu a visita de alunos das escolas da rede estadual para um café da manhã,
para apresentação dos novos integrantes do projeto “Vereador (a), Prefeito (a) e Vice-Prefeito (a) Jovem”.

Formado por 10 vereadores, um prefeito, um vice-prefeito e um presidente da câmara, tem como objetivo despertar nos jovens o interesse nas atividades desenvolvidas pelos poderes Executivo e Legislativo, assim como suas responsabilidades e atribuições.

Na abertura da reunião, que contou com aproximadamente 50 pessoas, o prefeito de Franco da Rocha falou sobre a importância dessa iniciativa na vida dos jovens. “Espero que a partir desse programa vocês possam aproveitar para adquirir mais informações, para que no futuro sejam melhores gestores do que a geração passada foi, pois a cidade, por mais que ela melhore, sempre terá desafios para serem cumpridos”.

Os alunos, que tinham entre 14 e 17 anos, de início, logo se mostraram cautelosos no momento das perguntas, mas aos poucos foram ganhando confiança e ficando confortáveis em expor o que queriam.

Alguns dos assuntos discutidos envolviam ideias sobre futuros projetos destinados aos jovens, divergências políticas e o respeito aos professores dentro das salas de aula.

A questão sobre depredação ganhou destaque na discussão, e o prefeito respondeu ao questionamento colocando em evidência a necessidade de um trabalho em conjunto, que precisa ser feito entre a comunidade e a prefeitura, para que esse problema seja combatido de forma eficaz.

Kiko também explicou sobre o processo que os recursos recebidos têm que passar para poder chegar ao seu destino, envolvendo o conselho e profissionais da área, e falou também sobre o peso da responsabilidade de escolher investir em áreas cruciais, para que os serviços públicos cheguem à população da melhor maneira possível.

A prefeita honorária, Hortência Soares do Carmo, da escola técnica Dr. Emílio Hernandez Aguilar, levantou a questão sobre como ele lida com as divergências políticas. “Divergências sempre vão existir, mas isso te faz querer trabalhar mais, e elevar o padrão de qualidade na organização da cidade”, afirmou.

O professor Romário Barbosa, da escola E.E Kátia Maria Tarifa Leme Tonelli, afirmou que o saldo da reunião foi bastante positivo. “Foi bem proveitosa, houve um debate entre os alunos e o prefeito feito com muita clareza e coerência, onde existiu a liberdade de ambas as partes de compartilhar suas ideias. Espero que esse projeto continue”.

Todos os eleitos presentes na reunião serão oficialmente empossados como autoridades municipais na próxima terça-feira (14), e participarão durante o respectivo mandato, de um dia de atividades na Prefeitura e na Câmara Municipal.

Eles acompanharão a rotina do prefeito e toda a estrutura institucional, sendo aptos a apresentar emendas, indicações e projetos de Lei aos vereadores.

(Texto e fotos: Danielle Magalhães)