“Vem pro Parque” especial do Dia do Trabalhador agitou o feriado em Franco da Rocha

Com o estresse e a correria do dia a dia, muitas vezes não sobra tempo para se dedicar à saúde e ao esporte. E, mesmo com todos os benefícios, há quem prefira passar longe das academias de ginástica; no entanto, para os franco-rochenses que participaram da edição de feriado do “Vem pro Parque” isso não foi um problema.

Voltado ao bem-estar e saúde da população, o evento ofereceu aulas de diferentes modalidades esportivas e exercícios físicos ao ar livre, além de brinquedos para as crianças e a tão esperada inauguração das novas quadras poliesportivas do parque municipal Benedito Bueno de Morais.

Começando o dia com energias positivas, a secretaria de esportes e lazer preparou uma aula de yoga no palco principal. O público, que chegou cedo ao parque, estendeu tapetes e toalhas para relaxar, trabalhando corpo e mente durante os exercícios.

Em seguida, no Ginásio Paulo Rogério Seixas, aconteceu um festival de jiu-jitsu apresentado pelos atletas que participam das aulas oferecidas pela prefeitura. Simultaneamente, atletas do taekwondo, karatê e capoeira também mostraram suas habilidades e golpes para o público.

Como a diversão era para a família toda, enquanto os pais cuidavam do corpo, a criançada se jogava nos brinquedos infláveis, pula-pula, piscina de bolinha e pintura de rosto.

E como a dupla esporte e saúde caminham sempre juntas, as equipes de saúde da prefeitura também estavam no parque oferecendo diferentes serviços para a população. No total, foram realizados 197 procedimentos de aferição de pressão e glicemia, 160 vacinas aplicadas contra a H1N1, 25 encaminhamentos para mamografia. Até quem decidiu curtir o “Vem pro Parque” com seu cachorro ou gato conseguiu imunizar os bichinhos de estimação contra a raiva.

Novas quadras

A inauguração dos equipamentos esportivos aconteceu ao lado do viaduto, na rua Gentil Rocha.

Agora, a população de Franco recebeu duas quadras poliesportivas, outras duas de basquete 3 x 3 e uma de vôlei de areia.

A área oferece ainda conta com jardins, canteiro de flores, arquibancadas no entorno das quadras, ciclovia, área de convivência e os charmosos pergolados, que são galerias de madeira com estrutura leve e que podem acomodar diferentes espécies de plantas.

Não demorou muito para que as novas quadras ficassem lotadas. Era só escolher uma modalidade e se exercitar até o fim do dia. Entre as opções havia axé, zumba, combat, tênis, vôlei, futsal, basquete e até uma aula de skate.

No período da tarde, o público acompanhou um amistoso sub-20 do campeonato municipal – Taça Franco da Rocha, e um amistoso de handebol.

Oficinas de esporte e lazer

Para quem se interessou por qualquer uma das modalidades esportivas apresentadas no evento e deseja praticar regularmente, a prefeitura oferece esses e outros esportes totalmente gratuitos.

Para se inscrever, basta procurar o CSU, localizado dentro do parque municipal, munido do documento de identificação. O endereço é rua Nelson Rodrigues, s/n, centro.

(Texto: Luana Nascimento – Fotos: Orlando Junior)